Curso de Licenciatura em Pedagogia realiza Aula Inaugural

Na sexta-feira, dia 10 de março, o Curso de Licenciatura em Pedagogia realizou a Aula Inaugural de 2023. O evento aconteceu à noite, no Salão de Atos, e contou com a presença do Diretor-geral do Campus, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, que fez uma saudação de boas-vindas aos participantes.

O tema da Aula Inaugural foi “As perspectivas nas políticas educacionais a partir do novo governo”, ministrado pela professora Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, da Universidade de Brasília. Ela palestrou através de transmissão on-line e, após compartilhar suas reflexões sobe o tema, interagiu com os participantes que estavam no Salão de Atos, informa o Coordenador do Curso, professor Henri Luiz Fuchs.

Na ocasião, a Coordenação do Curso apresentou as representantes estudantis que integram o Colegiado do Curso e fez a entrega para uma das autoras do livro “Percepções sobre a formação de professores no contexto pandêmico“, que contou com a participação de estudantes e docentes do Programa de Residência Pedagógica.

Também foi divulgado o livro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid – “Desafios do ensino em tempos de pandemia: um olhar sobre a prática (de iniciação) docente no Pibid IFRS“.

Sobre a palestrante

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva é graduada em Pedagogia, com Mestrado em Educação Brasileira   e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. É professora Associada da Universidade de Brasília, onde atua no Departamento de Administração e Planejamento da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação.

Desenvolve e orienta pesquisas na área de Formação de Professores e coordena o “Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos”. Fez o pós-doutorado na Universidade de Campinas/Faculdade de Educação sob a supervisão do professor Luiz Carlos de Freitas. É coordenadora do GT-08 – Formação de professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Integra o Conselho Nacional da IGS – Internacional Antonio Gramsci Society (Gestão 2022-2024) e a Diretoria ampliada da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). É Pesquisadora Produtividade do CNPq. (Fonte: Plataforma Lattes)