Curso de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados forma a primeira turma do ano

No dia 28 de junho, 30 estudantes de diferentes nacionalidades receberam o certificado pela conclusão do Curso de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados.

O objetivo do curso é promover um aprendizado da língua portuguesa que permita aos sujeitos comunicar-se em situações cotidianas de interação social como: apresentar-se, pedir informações, locomover-se pela cidade, fazer compras, procurar emprego, providenciar documentação, ter atendimento médico, etc. Acredita-se que o conhecimento básico da língua oficial do país auxiliará imigrantes e refugiados no processo de integração à sociedade brasileira.

As aulas ocorreram no período de março a junho e foram ministradas por estudantes do Curso de Licenciatura em Letras, sob a orientação e supervisão dos professores Carina Fior Postingher Balzan e Kleber Eckert. A atividade faz parte do componente curricular Estágio Supervisionado – Projetos de Extensão e tem como objetivo inserir os licenciandos em práticas extensionistas, além de prepará-los para atuarem com o ensino de português como língua de acolhimento.

A próxima turma do Curso de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados está prevista para iniciar no mês de agosto, com abertura de inscrições em julho, informa a professora Carina.