Início do conteúdo

Coordenadores e Extensionistas da Emater participaram de reunião no Campus para tratar de Tecnologia de Aplicação


Na quarta-feira, dia 21 de junho, coordenadores e extensionistas do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural — Emater interessados em desenvolver ações voltadas à Tecnologia de Aplicação para nogueiras estiveram no Campus Bento Gonçalves do IFRS.

Inicialmente, às 09h30, participaram de uma reunião no Gabinete da Direção. Na sequência os representantes da Emater tiveram um momento de conversa mais técnica com o professor de Mecanização Agrícola, que trabalha com Tecnologia de Aplicação, Otávio Dias da Costa Machado.

No turno da tarde realizaram visita ao produtor Vinicius Dall Oglio, associado da Cooperativa Vinícola Aurora, que é parceira no projeto em Bento Gonçalves, para observar na prática como as ações de Tecnologia de Aplicação da Videira foram executadas.

Na reunião realizada no Gabinete da Direção participaram os seguintes representantes da Emater: o Coordenador Estadual na área de Tecnologia de Aplicação, Élder Dal Prá; o Coordenador da Regional Caxias do Sul, Ênio Todeschin; o Coordenador da Regional de Santa Maria, Ronaldo Carbonari; os Extensionistas Leonardo Brondani (de Santa Maria), Dirceu Noller (de Cachoeira do Sul), Guilherme Becker (de Jaguari), Victor Cassol (de São Vicente do Sul).

Pelo Campus, além do professor Otávio, participaram: o Diretor-Geral, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro; a Diretora de Extensão, Raquel Scotton; a servidora Flávia Deconto, da Assessoria de Gestão de Projetos e Parcerias.

Os profissionais da Emater haviam agendado essas atividades com o professor Otávio em função dos trabalhos já desenvolvidos por ele junto à Tecnologia de Aplicação da Videira, para verificar se é possível desenvolver ações voltadas à aplicação de defensivos nas nogueiras.

O docente contou sobre os experimentos e ações desenvolvidas e em desenvolvimento relacionadas à Tecnologia de Aplicação e se colocou à disposição para tentar elaborar uma proposta de ações. O Campus já possui um acordo de cooperação com a Emater, com vigência de cinco anos, firmado recentemente, o qual poderá abranger as atividades de capacitação com os profissionais e com os produtores.

Fim do conteúdo