Consevitis-RS visita instalações da Vinícola-Escola

No dia 6 de julho, representantes do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) estiveram presentes no Campus Bento Gonçalves para uma visita à Vinícola-Escola. A visita foi proposta a partir de uma reunião do conselho em que o Diretor-geral, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, e o Diretor de Administração, tecnólogo em processos gerenciais Thiago Grassel dos Reis, participaram e expuseram a possibilidade de aplicação de recursos financeiros no espaço para revitalização e modernização das suas instalações a partir da utilização do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado (Fundovitis).

Durante o encontro foi possível apresentar aos membros do conselho a situação atual da conservação estrutural da vinícola, assim como os planos para revitalização e melhorias do espaço. Foram destacadas ações realizadas pela instituição envolvendo cursos técnicos, tecnológicos e de pós-graduação em Viticultura e Enologia, como a destilação de vinho para a produção de álcool 70% durante o período da pandemia.

Após a visita o Consevitis-RS indicou a possibilidade de iniciar as negociações para a inclusão de recursos no próximo Plano de Ação da entidade, visando viabilizar a reforma da área de produção da Vinícola-Escola. Essa iniciativa tem como objetivo principal garantir condições adequadas para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, aprimorando os cursos oferecidos e impulsionando o setor vitivinícola da região.

A visita promoveu um espaço para o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos entre os membros do Consevitis-RS e a equipe do Campus Bento Gonçalves. A interação fortaleceu a parceria existente e reafirmou o compromisso conjunto com a valorização e o desenvolvimento da viticultura na região. Acredita-se que a Vinícola-Escola poderá desempenhar um papel ainda mais significativo no fortalecimento do setor vitivinícola e na formação de profissionais qualificados.