Conheça o Grupo Música no Campus, Integração entre Cursos

No dia 5 de novembro, no encerramento do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS e da Mostra Técnico-Científica do Campus Bento Gonçalves, a comunidade do Instituto Federal foi agraciada com a apresentação do Grupo Música no Campus, Integração entre Cursos — GMCIC.

O grupo é composto por estudantes de diversos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Bento Gonçalves do IFRS, que procura fazer essa interligação com os componentes para tornar-se o que é hoje, explica a coordenadora no Núcleo de Arte e Cultura, professora Andressa Argenta.

Ele se apresenta em saraus propostos por núcleos ou atividades das mais diversas áreas, como, por exemplo, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (Nepgs) e o Projeto de Ensino “Sociologia para Adolescentes”. Inicialmente, alguns integrantes foram convidados a participarem de saraus ou em apresentação isolada para algum componente curricular. Assim, com o tempo, surgiu a ideia da criação de um grupo com a finalidade de organizar apresentações como modo de propiciar maior interação entre os atuais participantes e comunidade escolar, hoje o grupo faz parte do Núcleo de Arte e Cultura do Campus, relata a coordenadora.

Atualmente, as principais canções exploradas pelo grupo são da Música Popular Brasileira (MPB), nas quais elas, em sua maioria, fazem críticas à sociedade, reforçam a importância dos cuidados com o meio ambiente e intensificam a cultura do país. Visto que a sociedade como um todo possui um conhecimento raso acerca das canções e letras que perpetuam até o atual momento, o projeto permite compreender diferentes percepções do que é aprender novas canções, e a partir disso, desenvolver conhecimentos e uma renovada visão a respeito da música, avalia a professora Andressa.

O grupo que realizou a apresentação com a proposta “momentos de reflexão e conhecimento acerca da cultura nacional“, na IX Mostra de Artes, composto pelos estudantes Allana C. Biscaia, Eduardo F. Nunes, Laíse Pedroso, Leonardo M. Nuncio, Manuela B. T. Dorneles, Marcelo R. Pegoraro, definem que “música” não é uma tarefa fácil, pois apesar de ser intuitivamente conhecida, é difícil encontrar um conceito que abranja a totalidade de significados dessa prática. Tem-se como motivação e objetivo, a promoção da abrangência cultural apresentada a todos que assistem e participam do grupo, provocando a reflexão e conhecimento de diferentes estilos musicais, artistas, contextos sociais e culturais presentes nas canções. Além disso, procura fomentar e oportunizar artistas e comunidade do Campus, a compartilhar seus processos e trabalhos autorais, desenvolver e experimentar expressões artísticas/musicais, concluem os discentes.

Abaixo uma galeria com fotos da apresentação no encerramento do Salão de de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS no dia 5 de novembro.

Texto: Andressa Argenta, coord. do GMCIC