Começa a segunda etapa dos Jogos do IFRS no Campus Sertão

A segunda etapa do 8º Jogos do IFRS começou na manhã desta quinta-feira, 29 de junho de 2023, no Campus Sertão. Cerca de 600 participantes, entre estudantes e servidores de 16 campi, estão reunidos nas quadras do campus e das cidades de Sertão e Coxilha. Até sábado, dia 1º de julho, serão 204 partidas de diferentes modalidades e ocorrerão também as provas de atletismo.

Neste primeiro dia, as competições são de handebol masculino, basquete masculino, vôlei feminino e vôlei de praia masculino e feminino. Com disputas acirradas e torcidas entusiasmadas, o handebol masculino já tem vencedores: o Campus Ibirubá ficou na primeira colocação; Sertão conquistou o segundo lugar e Vacaria foi o terceiro colocado.

A emoção tomou conta dos vencedores: “Não tem nem como descrever! No ano passado perdemos por diferença de um gol, e este ano ganhamos pela mesma diferença. A piazada jogou junto, foi pegado”, disse, aos prantos, o estudante Arthur Kanitz Lagemann, um dos jogadores campeões do handebol por Ibirubá, comentando sobre a vitória na final .

Basquete masculino e vôlei feminino também chegarão às partidas finais ainda nesta quinta-feira.

Histórias para contar e amizades

Os Jogos do IFRS são uma oportunidade de reencontro entre estudantes de diferentes campi que participaram de outras edições, como também de descoberta do novo para outros, como Larissa Weber, aluna do segundo ano do curso técnico em Química do Campus Feliz. A estudante participa dos jogos pela primeira vez e vai competir nas modalidades de handebol, futsal, basquete e atletismo. “Eu não tinha noção de como ia ser e estava muito nervosa, ainda estou. É emocionante”, define.

No entanto, a expectativa não é exclusividade de quem participa pela primeira vez. Maria Eduarda Pereira é atleta da equipe de vôlei do Campus Rio Grande e esteve nos Jogos também no ano passado. Ela conta que uma vantagem de jogar logo no primeiro dia é passar logo pela tensão. “A viagem é cansativa, são quase dez horas dentro de um ônibus, e a gente do vôlei feminino só chegou (ao Campus Sertão nesta quinta-feira no início da manhã) e já jogou. Mas é mais legal porque não fica com aquela tensão. Depois, a gente pode assistir aos outros jogos, para saber como é, torcer, ver outras pessoas”, comenta. Para ela, que está no 2º ano do curso técnico em Eletrotécnica, “todo mundo poderia viver um pouco dessa experiência” de participar dos Jogos do IFRS.

E quem não joga no primeiro dia aproveita para fazer torcida e novas amizades. É o caso de Leonardo Queiroz Carvalho, do 4º ano do técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Campus Alvorada. Pela segunda vez no evento, ele disputa atletismo e futsal, e terá o primeiro jogo na sexta-feira às 8h30min. “Hoje vamos ficar acompanhando nossos colegas, torcendo por todos eles.” Na opinião de Leonardo, a torcida faz diferença para apoiar quem está competindo e também porque é um momento de conhecer outros estudantes, pois um campus acaba torcendo pelo outro.

Cerimônia de abertura e premiações

Ainda nesta sexta-feira, será realizada, às 20h, uma cerimônia de abertura oficial dos jogos. basquete e handebol masculino e vôlei feminino chegarão até as partidas finais, e as três equipes melhores colocadas em cada uma das modalidades receberão as medalhas. Outras atividades previstas são a apresentação cultural do Grupo Instrumental do Campus Osório e uma integração entre os campi.

As disputas seguem nesta sexta-feira, 30 de junho, das 8h às 22h, com futsal feminino, basquete feminino, vôlei masculino, futsal masculino e feminino, vôlei de praia feminino, handebol feminino. Sábado é o dia das competições finais, com handebol feminino, vôlei de praia masculino e atletismo.

Sobre os Jogos do IFRS

Esta é a oitava edição dos Jogos do IFRS, voltado a estudantes com idade de até 19 anos. Está ocorrendo em duas etapas: a primeira foi realizada no Campus Bento Gonçalves, no dia 21 de junho de 2023, com as modalidades de xadrez e tênis de mesa; Os atletas vencedores nas diferentes modalidades dos Jogos do IFRS (com exceção do xadrez) participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. No xadrez, os oito melhores classificados, masculino e feminino, participarão de treinamentos. Após, serão feitas seletivas para definir os  representantes do IFRS nos Jogos Regionais.

Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.

Confira imagens do primeiro dia do 8º Jogos do IFRS – etapa Sertão

Matéria: Departamento de Comunicação da Reitoria