Cigarro Eletrônico: prazer momentâneo, danos permanentes!

O Campus Bento Gonçalves do IFRS lançou uma campanha de conscientização sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes, no início de outubro de 2024. Com o lema “Cigarro Eletrônico: prazer momentâneo, danos permanentes!”, a campanha visa alertar a comunidade acadêmica sobre os sérios malefícios que esses dispositivos podem causar à saúde. No dia 4 de outubro já havia sido realizada uma palestra sobre essa temática.

A popularidade dos cigarros eletrônicos, especialmente entre jovens, tem sido impulsionada pela crença de que são uma alternativa segura aos cigarros tradicionais. No entanto, estudos mostram que o vape pode ser tão prejudicial quanto o tabaco, expondo os usuários a níveis elevados de nicotina, substâncias tóxicas e riscos como explosões de bateria.

Confira abaixo algumas verdades sobre o uso de cigarros eletrônicos:

1. Vício disfarçado de estilo. O vape te faz parecer “descolado”, mas a maioria está carregada de nicotina, te prendendo a um vício perigoso. E não é só isso – essa substância danifica o cérebro de quem ainda está crescendo. Menos aprendizagem, menos controle de impulsos, mais erros.
  2. Respirar? Boa sorte com isso! Aquela “nuvem de vapor” é cheia de produtos químicos tóxicos que machucam seus pulmões. Tosse crônica, falta de ar e doenças respiratórias estão à espreita. Sabe aquela sensação de sufoco? Ela pode ser real.
  3. Seu pulmão pode parar. Você já ouviu falar de EVALI? Essa doença pode levar você direto para o hospital – ou pior. Uma simples tragada pode ser o início de uma batalha pela sua vida.
  4. Toxinas invisíveis, consequências reais. Você acha que o vapor é só gostoso e inofensivo? Errado! Ele contém venenos como formaldeído, glicerol e acetona. Pode até não sentir agora, mas seus pulmões sabem o dano que estão sofrendo. Será que vale a pena o risco de uma internação ou algo pior?
  5. Seu coração também sofre. Além dos pulmões, o vape ataca seu coração. Aumenta a pressão arterial, danifica seus vasos sanguíneos e te coloca em risco de sérios problemas cardíacos. Isso mesmo: o coração que você confia pode estar sendo traído por esse “brinquedo”.
  6. Explosões reais, cicatrizes permanentes. Acha que está seguro com seu vape na mão? Pense de novo. A bateria pode explodir a qualquer momento, deixando queimaduras e marcas que você vai carregar para sempre.

A campanha, com materiais informativos distribuídos pelo campus, convida a comunidade a refletir sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos. A mensagem central é clara: viver de forma mais saudável e informada é o melhor caminho para evitar problemas de saúde a longo prazo. Viva melhor. Diga não ao vape!