Cerimônia celebra os 60 anos da instituição

Ocorreu no sábado, 19 de outubro, uma intensa e variada programação para celebrar os 60 anos do campus Bento
Gonçalves. A programação foi dividida em uma série de eventos durante todo o sábado, os quais estão listados abaixo.

Inauguração da Galeria de Diretores
A primeira atividade da manhã foi a inauguração da Galeria de Diretores. Situada no hall do Bloco A, porta de entrada da instituição, a galeria foi inaugurada com a presença de ex-diretores ou familiares deles. Na oportunidade a Diretora Geral do campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé, entregou um certificado aos antigos gestores da instituição, parabenizando o trabalho realizado para que hoje a instituição tenha o seu protagonismo junto ao município e região.

Lançamento do Brandy
Fruto do trabalho de diversos estudantes e servidores, o Brandy do campus foi lançado e iniciaram-se as vendas do produto. O enólogo da instituição, Bruno Cisilotto, falou sobre a bebida e quais são as características do produto. A Diretora de Administração do campus, Elisângela Batista Maciel, agradeceu aos profissionais envolvidos na elaboração do produto e aos que colaboraram para que pudesse ser feito o lançamento da bebida.

Abertura da Exposição de Arte
Arte inclusiva – organizada pela Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (Aaplasg), carinhosamente representada pela professora aposentada Neiva Valenti Poletto, foi lançada uma exposição de arte com peças entalhadas, permitindo que os visitantes possam tatear e perceber a arte com as mãos.

Abertura oficial
A cerimônia oficial de comemoração dos 60 anos da instituição foi realizada no ginásio do campus. Conduziram a cerimônia o egresso do campus, formado em 1990, Odacir Toldi, e a Relações Públicas do IFRS, Raquel Selbach Machado Colombo. Estiveram no palco as seguintes autoridades:

Tomás Dias Sant’Ana – Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação
Júlio Xandro Heck – Reitor do IFRS
Soeni Bellé – Diretora Geral do campus Bento Gonçalves
Vilmor Carbonera – Prefeito de Vila Flores e egresso do campus
Cláudia Schiedeck Soares de Souza – 1ª Reitora do IFRS e ex-diretora do campus
Tatiana Weber – Pró-reitora de Administração do IFRS
Eduardo Girotto – Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS
Àureo Vandré Cardoso – Jornalista do campus e presidente da comissão organizadora dos 60 anos
Orlei Erenilton Pereira Soares – Representante dos egressos na comissão organizadora

Apresentação da síntese do documentário
Idealizado pelo jornalista Áureo Vandré Cardoso, com a colaboração de estudantes, foi apresentada uma síntese do documentário sobre os 60 anos da instituição. Durante a exibição a comunidade pode perceber a importância de se resgatar e registrar as informações sobre a construção da instituição.

Hino do campus e apresentações artísticas
Em 2009, no ano de comemoração dos 50 anos da instituição, o campus realizou o concurso que escolheu e oficializou o seu hino, intitulado “Campus Bento, saberemos te honrar!”, dos autores Adriano Noble Castilho e Guilherme Costa da Motta. O hino do campus foi apresentado na oportunidade pela estudante Érica Sauthier Audibert, acompanhada pelo coautor do hino, Adriano Noble Castilho.

Na sequência o egresso do curso técnico em Viticultura e Enologia, Alvaro Manzoni, realizou uma apresentação musical. Da mesma forma, o Departamento de Tradições Gaúchas Cultura Sem Fronteira, criado em 1978 na instituição, apresentou três danças: Duas damas, Sarrabalho e Milonga. Os dançarinos foram os estudantes Eduardo Ferreira Ludwig, Eduarda Pelc Amarante, Aline de Vagas Zich, Amanda Paula Razzera, Ana Carolina Sebulsqui, Amanda Loesch, Milena Boareto Guadagnin, Victor Giovanella de Oliveira e Kauê Dalla Valle de Souza.
Encerrando as apresentações artísticas da manhã, a servidora Taiane Bartz apresentou seu projeto “Tai Acústico”, acompanhada pelo músico Andri Alcântara.

Coquetel de Encerramento
Os presentes na cerimônia de comemoração puderam, no final da solenidade, degustar de um excelente coquetel organizado e idealizado pelos profissionais que atuam no refeitório do campus, pelos estudantes do curso de Hospedagem, pelos estudantes e servidores que participam do Programa Plantas Medicinais e pelos estudantes e servidores que atuam no projeto de extensão Práticas Sensoriais . Além desses, também participaram do coquetel os setores da Agroindústria e Vinícola-Escola.  Foi possível saborear produtos que são feitos na instituição, como doce de leite, suco de uva, queijos e outros.

Visitas guiadas
Durante a tarde do sábado ocorreram duas visitas guiadas, uma no campus e outra na Estação Experimental de Tuiuty. O momento foi importante para que os egressos pudessem conhecer e reconhecer a estrutura atual da instituição em que eles estudaram.