Campus terá nova turma de Licenciatura em Pedagogia pelo Parfor com início neste semestre

A Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) publicou, no dia 29 de agosto, o Resultado Fase II do Edital Nº 8/2022. O documento autoriza o funcionamento de novas turmas de Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor e o Campus Bento Gonçalves terá uma turma com 36 estudantes. O início das aulas será ainda neste semestre (2022/2).

Aos professores cursistas, autorizados pelas Secretarias/Coordenadoria de Educação, desejamos as boas-vindas e solicitamos que aguardem as orientações que serão disponibilizadas em breve no site do ifrs.edu.br/bento e diretamente no e-mail cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica no momento da inscrição, informa a Coordenadora-geral do Parfor no IFRS – Campus Bento Gonçalves, Juraciara Paganella Peixoto. Ela também se coloca à disposição para mais informações pelo e-mail [email protected].

Sobre o Parfor

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica abre todos os anos turmas especiais em cursos de licenciatura e em programas de segunda licenciatura, na modalidade presencial, exclusivas para educadores das redes públicas que não possuem formação superior na área em que atuam, conforme exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A oferta de cursos, turmas e vagas obedece a uma dinâmica com três fases em sequência: as redes públicas e os institutos federais de educação profissional informam o número de vagas de que suas redes precisam; as instituições de ensino superior, que participam do Parfor, definem e informam a oferta de cursos e de vagas, e os educadores fazem a pré-inscrição na licenciatura que pretendem cursar. Todo o processo é realizado na Plataforma Freire.