Núcleo de Arte e Cultura – NAC promove eventos com a artista plástica Marli Takeda

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Bento Gonçalves está organizando três eventos que contarão com a participação da artista plástica Marli Takeda.

Na quarta-feira, dia 16 de agosto, acontecerá a palestra “Arte participativa: uma proposta de interação com restos de adesivos”, a partir das 14h, no Salão de Atos.

No mesmo dia, com início às 15h, será realizada a oficina “Proposta de interação com restos/reaproveitamento de adesivos para proposições da instalação”, na sala 207B. As inscrições para a oficina serão recebidas por formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/K4gi8r1ewK7FWSSP6. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Para o dia 18, às 13h, está prevista uma instalação interativa nas paredes do Campus. Na sua obra, as palavras escolhidas pelo NAC estarão presentes na composição: afectar e revolucionar.

A instalação interativa é um projeto de conscientização, inclusão social e respeito ao meio ambiente, resultado de um processo de mais de 10 anos de experiências na área. O público pode participar no momento da adesivagem, tornando-se coautor da obra, tendo cada participante liberdade de ação, introduzindo o acaso, a incerteza, o inesperado e a surpresa na concepção do projeto original (Oscar D’Ambrosio).

Além da programação no IFRS, a artista fará também uma instalação interativa na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e abrirá sua exposição individual “Escrita Escondida” no dia 15 de agosto, às 19h, na Casa das Artes, com curadoria de Oscar D’ambrosio.

Sobre a artista

Marli Takeda é neta de japoneses, vive e trabalha em São Paulo e é licenciada pelo Centro Universitário Belas Artes de SP.

Desde 2009, reaproveita películas adesivas coletadas em museus, que são os resíduos das cartelas após a retirada dos selos circulares de identificação entregues aos visitantes. Recortadas uma a uma, propiciam uma forma circular independente da outra e, aplicadas em diferentes suportes, transitam entre pintura, desenho, site specific, objeto, escultura e instalação interativa, cuja narrativa cria vínculos com a cultura oriental, no contexto das memórias. O roteiro da instalação interativa/arte ambiental, inclui na sua construção a associação de um conhecimento com o acaso, a incerteza, o inesperado, a improvisação e a interferência dos convidados que desviam parcialmente a obra do projeto original, promovendo altruísmo, diversidade e a inclusão.

Saiba mais em marlitakeda.com.br