Campus realiza leilão de animais

O Campus Bento Gonçalves irá realizar leilão de animais no dia 31 de agosto de 2022. Os bens objeto do leilão encontram-se à disposição para vistoria mediante prévio agendamento. Os interessados deverão comunicar-se antecipadamente com a Coordenadoria da Estação Experimental para agendamento da visita, pelos fones: (54) 99705-8996 e (54) 99186 0502, no horário de 8h às 11h e das 13h30min às 17h, nos dias úteis ou pelos seguintes e-mails: [email protected] ou [email protected].

No total serão leiloados 46 suínos (machos e fêmeas), 8 coelhos e 3 terneiros (machos, dois Holandês e um Jersey).

Justificativa do leilão
As aulas práticas de produção animal são essenciais ao aprendizado no curso técnico em agropecuária. Para o efetivo aprendizado, em que os alunos tenham ciência de como funciona a produção animal na íntegra, cada área da zootecnia deve funcionar, pelo menos, como um demonstrativo de uma granja com fins comerciais. Na suinocultura as aulas práticas iniciam no manejo  reprodutivo de suínos, abrangendo a visualização de cio, a monta natural e/ou inseminação artificial, acompanhamento de gestação e, principalmente, o manejo de leitões no nascimento e durante a lactação na maternidade. Também pode ser acompanhado em aula o desenvolvimento dos leitões nos estágios de creche, crescimento e terminação, permitindo ao aluno visualizar o ganho de
peso dos leitões com diferentes tipos de alimentação e sua conversão alimentar. Como produto final temos leitões em fase de terminação, em peso e tamanho ideal para o abate.
Não é de interesse da Estação Experimental ficar com estes animais, já que foram geneticamente selecionados para produção de carne, não servindo como reprodutores. Portanto, a presente alienação tem por objetivo a redução do número de animais para pesquisa e abate, atualmente existentes na Estação Experimental de Tuiuty, do IFRS — Campus Bento Gonçalve, o qual conta com estrutura para desenvolvimento das atividades acadêmicas voltadas para as atividades de aprendizagem para os alunos do Campus. Devido ao processo de reprodução natural dos animais, torna-se necessário a redução sistemática dos rebanhos para fins de adequação aos limites físicos e econômicos existentes.