Campus promove leilão para venda de animais excedentes

O Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizará o leilão de 40 suínos, cinco terneiros e uma vaca no dia 26 de setembro de 2023, às 9h.

Os animais encontram-se à disposição para vistoria na Estação Experimental localizada no distrito de Tuiuty mediante prévio agendamento. Os interessados deverão comunicar-se antecipadamente com a Coordenadoria da Estação Experimental para agendamento da visita, pelo fone (54) 99186 0502, no horário de 8h às 11h e das 13h30 às 17h, nos dias úteis, ou através dos seguintes e-mails: [email protected] ou [email protected].

O leilão será realizado na sede do Campus Bento Gonçalves, localizada no seguinte endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 540 – Bairro Juventude da Enologia – Bento Gonçalves, RS.

Clique aqui para acessar o edital com a descrição detalhada, a avaliação dos animais, os pesos estimados e as demais informações sobre esse leilão.

Resumo da justificativa do leilão

As aulas práticas de produção animal são essenciais no processo de ensino e aprendizagem do Curso Técnico em Agropecuária, propiciando que os alunos tenham ciência de como funciona a produção animal na íntegra. Dessa forma, eles podem ver como cada área da zootecnia deve funcionar, como um demonstrativo de uma granja com fins comerciais.

Porém, devido ao processo de reprodução natural dos animais, torna-se necessário a redução sistemática dos rebanhos para fins de adequação aos limites físicos e econômicos existentes. Assim, esta alienação tem por objetivo adequar o número de animais atualmente existentes na Estação Experimental de Tuiuty, a qual conta com estrutura para desenvolvimento das atividades acadêmicas voltadas para a aprendizagem dos alunos do Campus Bento Gonçalves do IFRS.

Leia a íntegra da justificativa no Edital.