Campus promove 28 círculos de construção de paz desde a suspensão das atividades presenciais

Os círculos de construção de paz foram adaptados para que sejam realizados de forma virtual devido à suspensão das atividades presenciais como medida de prevenção à propagação da Covid-19. Desde abril, aconteceram 28 encontros, dois com servidores e 26 com turmas de estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. A atividade, que é uma iniciativa da professora Cibele Alves dos Santos, continua. Até a próxima semana, sete círculos serão organizados, dois com servidores e cinco com alunos.

A professora Cibele explica que a ideia de aplicar os círculos remotos foi sendo construída no período de suspensão do calendário acadêmico, quando realizou experiências com diferentes atividades remotas, com os estudantes, e percebeu que essas dinâmicas eram a melhor forma de integrar, promover a comunicação e o engajamento dos alunos. A partir disso, os círculos se tornaram uma ferramenta para trabalhar com aspectos conceituais e atitudinais, com ênfase nestes últimos, tratando de temas referentes a educação física e também outros, associando as práticas com colegas professores que demonstraram interesse em participar, esclarece a docente.

Avaliando o que foi realizado até o momento, a partir da minha percepção e dos relatos das turmas, entendo que esta prática tem se mostrado importante neste momento que gerou mudanças, impôs restrições e demandou tarefas, no sentido de permitir a expressão de pensamentos e sentimentos, promovendo um alento que pode ter benefícios na percepção de bem-estar, saúde mental e emocional dos participantes.
(Cibele Alves dos Santos, professora de Educação Física)

No total, participaram da dinâmica 215 pessoas, sendo 16 servidores e 199 estudantes. Vários repetem, especialmente entre os estudantes, alguns já estiveram em até cinco círculos. Há, também, servidores que compareceram nos dois que foram realizados com esse público.

O primeiro círculo com a participação dos servidores foi realizado com membros do Comitê Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19. A partir desse encontro, muito elogiado pelos participantes, o grupo passou a apoiar a organização dos círculos de construção de paz para os demais docentes e técnico-administrativos em educação que atuam no Campus. Então, os diretores sistêmicos enviaram convites para os profissionais que compõem suas respectivas equipes.

No vídeo abaixo, a professora Cibele Alves dos Santos fala mais sobre as atividades.