Início do conteúdo

Campus encerra sua participação na Fiema e 6º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária


Entre os dias 10 e 12 de abril o campus Bento Gonçalves participou da Feria de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente – Fiema 2018, organizada pela fundação Proamb. A feira acontece bienalmente desde 2004 e chegou a sua 8ª edição este ano. O foco principal do evento, além da exposição de tecnologias e inovação ambiental para a indústria e poder público, é um espaço de propagação de informação, conhecimento e inovação. E foi com esse objetivo que o campus Bento Gonçalves participou.

Em conjunto com a Embrapa Uva e Vinho e o Sindicato Rural da Serra Gaúcha, o campus Bento Gonçalves, organizou o 6º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária. O principal tema discutido no seminário foram os passivos produzidos pela agropecuária. No total foram quatro painéis e duas palestras realizadas por profissionais de nossa instituição e de instituições parceiras. No primeiro, foram discutidos os contaminantes químicos e biológicos e também os resíduos sólidos produzidos pela agropecuária brasileira. No segunda painel, foram discutidas soluções para esses passivos, como boas práticas agrícolas, biocombustível e produção orgânica. Ainda no primeiro dia do seminário, o terceiro painel apresentou soluções para o gerenciamento dos passivos da agricultura. No último dia do seminário e da feira, foi realizada uma palestra sobre startups para inovações sustentáveis, e um painel sobre soluções para passivos da produção animal.

Participaram dos painéis como palestrantes os professores Luís Carlos Diel Rupp (Pida), Melania Lazzari Rigo e Alexandre Ribeiro. A Diretora-geral, Soeni Bellé, que esteve presente no seminário e o Diretor de Extensão, Daniel Clós Cesar, agradecem aos professores Daniel Ayub, Andressa Comiotto, Regina Borba, Simone Rossatto, Leane Filipetto, Marleide Canizares, Otávio Machado, Maria Amélia Agnes Weiller, Giovani Farina, Hernanda Tonini e Diovane Monterle, assim como os técnicos Augusto Veber e Vaneisa Gobatto, pela participação ativa no evento, acompanhando estudantes dos cursos superiores de Agronomia, Horticultura, Viticultura e Enologia, além de uma turma de ensino médio técnico em Agropecuária, ou auxiliando na divulgação de nossos cursos no estande montando na feira.

 

Publicado por Daniel Clós

Fim do conteúdo