Campus é representado na Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica

O Campus Bento Gonçalves esteve representado na 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) pelo Diretor-geral, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro. O evento foi realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, em Belém/PA.

O Diretor relata que “foi uma satisfação poder participar deste reencontro presencial dos dirigentes da Rede Profissional e Tecnológica após um período de edições virtuais em função do momento tão difícil, desgastante e cheio de desafios que foi a pandemia”.

Nesta edição, foi possível testemunhar e participar de discussões que abarcaram temas tão importantes para o nosso Campus. Rodrigo cita como exemplos a composição do orçamento, o aperfeiçoamento do olhar quanto à avaliação institucional, a necessidade de qualificarmos o atendimento à assistência estudantil e às pessoas com necessidades específicas e refletir sobre os novos tempos e os novos rumos que a Educação Profissional e Tecnológica deve exercer na sociedade. A sensação é de alegria, de esperança e de reafirmação da convicção e do orgulho de nós, Campus Bento Gonçalves, fazermos parte desta transformação social, avalia o Diretor.

Sobre a Reditec

É realizada desde 1974. Na época, apenas os diretores-gerais das então escolas técnicas e agrotécnicas federais participavam. Com o processo de reordenamento e expansão da Rede Federal, o evento passou a congregar também os gestores das unidades da rede. Com a criação dos institutos federais, o encontro incluiu a participação dos diretores-gerais dos campi, pró-reitores e reitores.

A primeira edição da Reditec depois da criação dos Institutos Federais foi realizada em Bento Gonçalves, em 2009, tendo o IFRS como anfitrião. Posteriormente, em 2014, o RS voltou a receber uma edição do evento, em Porto Alegre, sendo organizada em conjunto pelos três institutos federais gaúchos: IFFar, IFRS e IFSul.

Atualmente, o evento reúne os dirigentes de todos os institutos federais, dos centros federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II e busca avaliar práticas e resultados, à luz das características e finalidades da Rede, partindo da realidade e dos desafios de instituições pluricurriculares e multicampi, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e suas práticas pedagógicas.

Os objetivos da Reditec são integrar e fortalecer a atuação da Rede; compartilhar experiências focando na possibilidade de escala e replicabilidade; conhecer tendências e criar condições de implementação nos diversos contextos; aprofundar as discussões da educação profissional, científica e tecnológica; qualificar a atuação dos gestores e apresentar a Rede para parceiros estratégicos.