Campus definirá a forma de ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio para o próximo processo seletivo

Na terça-feira, dia 20, a partir das 14h, o Conselho do Campus (Concamp) fará uma Sessão Extraordinária para deliberar sobre o Processo Seletivo 2022/1.

Caberá ao Campus definir se o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio terá como forma de seleção a aplicação de prova presencial ou a realização de um sorteio público entre os candidatos. Essa decisão foi delegada ao Campus pelo Conselho Superior (Consup) na reunião que realizou no dia 29 de junho.

Esse órgão decidiu na ocasião que a seleção para os cursos superiores de graduação será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem nos últimos cinco anos. Definiu, também, que 80% das vagas serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas em todos os cursos ofertados no Processo Seletivo 2022/1. Clique aqui para acessar a Resolução do Consup.

Posteriormente, as Comissões Permanentes do Concamp realizaram consultas e encontros, nos quais participaram o presidente do Conselho do Campus, o presidente da Comissão Permanente de Processo de Ingresso Discente, o coordenador de Ensino Médio e Educação Profissional, coordenadores de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e integrantes do Comitê Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19.

Essas reuniões tiveram o propósito de obter contributos para a elaboração do Parecer conjunto das Comissões Permanentes sobre a forma de ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio para o Processo de Ingresso Discente 2022/1, o qual será votado pelos conselheiros na Sessão do Concamp que será transmitida pelo canal do Campus no YouTube.

Sobre o Concamp

É o órgão máximo normativo, consultivo e deliberativo do Campus Bento Gonçalves, por delegação de competência do Consup, composto por três representantes de cada segmento da comunidade interna (docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes), com seus respectivos suplentes, eleitos por seus pares, e um representante titular da comunidade externa e seu suplente. O presidente é o Diretor-geral do Campus, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro.

Sobre o Consup

O Conselho Superior é o órgão máximo do IFRS de caráter consultivo e deliberativo, composto por representantes dos estudantes, dos docentes e dos técnico-administrativos em educação de todos os 17 campi do Instituto, eleitos por seus pares; representante dos servidores da Reitoria, também eleito por seus pares; um representante dos estudantes egressos; representantes da sociedade civil; representante do Ministério da Educação; por todos os diretores-gerais de campi e, como presidente, pelo reitor do IFRS, professor Júlio Xandro Heck.