Início do conteúdo

Campus Bento promoveu o Simpósio Suco de Uva & Saúde


No dia 21 de março, o campus Bento Gonçalves do IFRS em parceria com o CONSEVITIS-RS, sediou o primeiro Simpósio Suco de Uva e Saúde. Cerca de 200 participantes estiveram presentes, incluindo produtores de suco de uva, pesquisadores da área, membros da comunidade acadêmica e público em geral. A solenidade foi aberta pelo Reitor do IFRS, Sr. Júlio Xandro Heck, seguido das falas do diretor do IFRS campus Bento Gonçalves, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro e do presidente da AGAVI, Associação Gaúcha de Vinicultores e conselheiro do CONSEVITIS-RS Everton Milani.

Durante o evento, diversos temas foram discutidos: no primeiro painel, os palestrantes Dra. Patricia Ritschel, da Embrapa Uva e Vinho, profª Dra. Giselle Ribeiro de Souza, do IFRS Campus Bento Gonçalves, e o Me. André Gasperin, gerente de Enologia da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, abordaram o tema matérias-primas e insumos para elaboração de suco de uva.

No segundo painel, a Dra. Fernanda Spinelli, do Laboratório de Referência Enológica (Laren), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS), o Dr. Cesar Rombaldi, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM/UFPel), e a Me. Maria Dutra, do IF Baiano, compartilharam seus conhecimentos sobre Tecnologia e Qualidade de suco de uva.

Finalizando a programação, o terceiro painel, composto pela Dra. Caroline Dani, representante do projeto Suco de Uva Puro e da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), a Ma. Bruna Postingher Accadrolli, Organovita, e o Dr. Anderson Teodoro, do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal Fluminense (UFF), debateu sobre nutrição e hábitos alimentares relacionados aos sucos de uva.

Além das palestras, os participantes puderam degustar sucos de uva da Embrapa, CVE IFRS e das empresas Miolo, Nova Aliança, Aurora, Casa Madeira e Organovita.

Também foram apresentados trabalhos de pesquisa e revisão bibliográfica a respeito do tema, destacando-se os seguintes:

-Análise da eficiência da crioconcentração em suco de uva. Autor principal: Fábio Martins Campos.

-Análise sensorial às cegas: explorando as preferências de “sucos de uva”. Autora principal: Letícia Carraro Minúsculi.

-Avaliação de processos de crioconcentração em sucos de uva Isabel precoce. Autora principal: Gabriela Sperotto.

-Internacionalização do suco de uva do Brasil: oportunidades e desafios do ingresso no mercado italiano. Autora principal: Rafaela Zimieski.

-Elaboração de suco de uva integral CVE safra 2024 no IFRS Campus Bento Gonçalves – alinhamento entre teoria e prática no ensino. Autora principal: Betina Minetto.

Foi uma oportunidade única para promover a integração entre o setor vitivinícola e a comunidade, além de destacar a importância do suco de uva brasileiro.

Fim do conteúdo