Campus Bento Gonçalves sediou palestra sobre Arte e Ciência no século XVII

Na terça-feira, 13 de março, estudantes dos cursos integrados ao Ensino Médio do Campus Bento Gonçalves puderam participar da palestra “Arte e Ciência no século XVII”, apresentada pela professora Cristine Tedesco e mediada por Eunice Pigozzo.

Durante a palestra, Cristine abordou as relações entre a arte e as descobertas científicas do século XVII, a partir da discussão sobre o acesso das mulheres às distintas áreas do saber no Renascimento e Barroco, salientando seu legado para a História da Arte, da Cultura Ocidental e da Ciência Moderna. A palestra ainda abordou as distintas formas de violência contra as mulheres no passado e na atualidade, no que se refere aos contextos artísticos.

A atividade é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, tem o apoio do Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão das Ciências Humanas (Niepech) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do Campus Bento Gonçalves (Nepgs BG), e integra o projeto “Artemisia Gentileschi — cultura em circulação”, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

Sobre a palestrante

Cristine Tedesco é doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de bolsa sanduíche — Erasmus Plus — de 12 meses na Università Ca Foscari de Veneza (2016/2017). Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas (2011/2013). Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2006/2011). Desenvolve estudos sobre o protagonismo feminino nas artes no período entre os séculos XVI e XVII, na península italiana. Investiga e analisa, em especial, a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi (1593/1654). Trabalha com fontes judiciais, correspondências e imagens, em sua maioria representações pictóricas produzidas entre o Renascimento e o Barroco. Realiza cursos, oficinas e pesquisas em universidades, museus e outras instituições de memória. Desenvolve projetos culturais e curadorias de arte. Atua como professora de História da Arte (http://lattes.cnpq.br/7176216896970674).