Campus Bento Gonçalves recebe convite para participar do Encontro Estadual da Floricultura

A Diretora Soeni Bellé recebeu, na manhã do dia 23 de janeiro, o presidente da Associação Riograndense de Floricultura (AFLORI), Valdecir Ferrari, que oficializou o convite para a participação do campus no Encontro Estadual da Floricultura, que será realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no dia 22 de agosto de 2019.

Na oportunidade, o presidente da AFLORI apresentou uma demanda do setor e prefeituras, para implantar experimentos que visam avaliar a adaptação às condições climáticas de nosso estado e a resistência à doenças de espécies ornamentais usadas no paisagismo, em especial em áreas públicas. A intenção da AFLORI, que pretende coordenar uma rede de pesquisa, é implantar experimentos em três locais no estado. Durante a visita foi oficializado o convite para que o campus Bento Gonçalves participe desta rede, juntamente com o Colégio Politécnico da UFSM e a Escola Técnica Bom Pastor, instituições que possuem cursos na área de Floricultura e Paisagismo. Esse tipo de pesquisa aplicada se destaca devido a maioria das cultivares de plantas ornamentais que são desenvolvidas em outros países, como por exemplo, na Holanda, Estados Unidos e Alemanha, não sendo adaptadas às nossas condições climáticas. Da forma que ocorre hoje recursos públicos investidos para a aquisição de plantas ornamentais para o embelezamento das cidades são desperdiçados, pois as variedades plantadas não são as mais indicadas ou adaptadas.
Também participou da reunião o representante da empresa Beifort – Fertilizantes Especiais, Samoel Benelli, que se colocou a disposição para colaborar com pesquisas na área de adubação e produção de hortaliças em cultivo sem solo. Um novo encontro deverá ocorrer entre professores da área após o início do ano letivo.