Campus Bento Gonçalves realiza atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente

Diversas atividades relacionadas à Semana Nacional do Meio Ambiente foram programadas por estudantes e servidores do Campus Bento Gonçalves e começarão a ser executadas já no dia 30 de maio.

Nessa data, haverá a apresentação de trabalhos de estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente sobre mudanças climáticas. A atividade é coordenada pela professora Cristina Gurski e acontecerá no Espaço de Integração, localizado no Bloco A, em frente à sala do Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão das Ciências Humanas (Niepech), a partir das 16h40, e será aberta à comunidade do Campus.

No mesmo dia, o engenheiro ambiental Marcelo Zaro fará uma palestra sobre “Perdas e desperdício em serviços de alimentação” para estudantes dos componentes curriculares “Responsabilidade Socioambiental” e “Alimentos e Bebidas”.

A Semana Nacional do Meio Ambiente acontece na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, como explicam as estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, no vídeo abaixo. Neste ano, o tema é UMA SÓ TERRA, lema da Conferência de Estocolmo de 1972.

No Campus Bento Gonçalves, as atividades alusivas à data ocorrerão também em outros dias do mês de junho. Em breve será divulgada a programação completa. Estão previstas as seguintes ações:

• O Grêmio Estudantil (Getae) organizará um “concurso de vídeos do Reels”, tendo como tema questões ambientais e como público os estudantes do ensino médio integrado aos cursos técnicos.
  • A importância dos povos indígenas para a preservação ambiental e “Terra e cultura como filosofia de vida” será o tema de uma palestra realizada por alunos do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente.
  • Uma “Roda de conversa sobre gestão de resíduos – nível industrial e institucional” será organizada pela professora Aline Hentz e alunos do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente.
  • As professoras Andressa Argenta e Janine Trevisan promoverão um “Sarau em comemoração à Semana do Meio Ambiente”, com a participação de alunos de diversos cursos.
  • A “Intervenção Artística – Semana do Meio Ambiente” será realizada pela professora Andressa Argenta, com a participação do engenheiro ambiental Marcelo Zaro, estudantes e servidores.
  • O professor Siclério Ahlert fará uma palestra relacionada à temática do Meio Ambiente, aberta a toda a comunidade do Campus.
  • “Ecofeminismo” será o tema de uma roda de conversa que está sendo organizada por estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, também aberta à participação de todos os servidores e estudantes.
  • No Bloco A, no saguão localizado na entrada, haverá uma caixa para recolhimento de resíduos eletrônicos e no Espaço de Integração outra para “recebimento de doação de travesseiros e/ou almofadas usadas para confecção de almofadas para rodas de conversa do Niepech e demais núcleos”.

Acompanhe nosso site e demais canais de comunicação do Campus para saber mais detalhes de cada uma. Divulgaremos assim que a programação final for confirmada.