Campus Bento Gonçalves promove chamada pública para venda de animais excedentes

O Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) divulga chamada pública para venda de 29 suínos e 25 ovinos, que será realizada no dia 19 de março de 2024, na Estação Experimental localizada na Linha Marfisa, sem número, no Distrito de Tuiuty.

Os animais poderão ser vistoriados na referida data, das 7h30 às 8h30, quando os interessados serão acompanhados por um servidor do quadro técnico do IFRS. Na sequência, haverá o credenciamento, das 8h30 às 9h30.

Finalizada a etapa de credenciamento, às 9h45 será realizado o sorteio público para definir a ordem de aquisição dos animais e a distribuição das senhas para os interessados.

Clique aqui para acessar o edital com a descrição detalhada, a avaliação dos animais, os pesos estimados e as demais informações sobre essa chamada pública.

Sobre os animais excedentes

As aulas práticas de produção animal são essenciais no processo de ensino e aprendizagem do Curso Técnico em Agropecuária, propiciando que os alunos tenham ciência de como funciona a produção animal na íntegra. Dessa forma, eles podem ver como cada área da zootecnia deve funcionar, como um demonstrativo de uma granja com fins comerciais.

Porém, devido ao processo de reprodução natural dos animais, torna-se necessário a redução sistemática dos rebanhos para fins de adequação aos limites físicos e econômicos existentes. Assim, a chamada pública tem por objetivo adequar o número de animais atualmente existentes na Estação Experimental de Tuiuty, a qual conta com estrutura para desenvolvimento das atividades acadêmicas voltadas para a aprendizagem dos alunos do Campus Bento Gonçalves do IFRS.