Campus Bento Gonçalves participa do XX Congresso Mundial de Sociologia, na Austrália

O Campus Bento Gonçalves do IFRS está sendo representado por uma docente e seus orientandos no XX Congresso Mundial de Sociologia, promovido pela Associação Internacional de Sociologia (ISA). O evento acontece na cidade de Melbourne, na Austrália, no período de 25 de junho a 1º de julho.

A professora Janine Trevisan e os estudantes Bianca Elizabeth Suthoff Lunkes, do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio e Leonardo Marangoni Nuncio, do 2º ano do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, representam o Campus apresentando o trabalho de pesquisa intitulado Ativismo político pentecostal nas eleições federais brasileiras de 2022.

O trabalho faz parte de um projeto desenvolvido pela docente, que investiga a participação da religião na política nacional. Desde 2019 até o presente momento, oito projetos de pesquisa, vinculados a editais de fomento interno e externo já foram coordenados pela docente nessa temática, envolvendo 12 estudantes bolsistas no período.

Clique aqui para acessar o resumo do trabalho.

Além da professora Janine, autora principal, o trabalho apresentado no Congresso conta com seis coautores, todos bolsistas do projeto: a Bianca e o Leonardo, que participam presencialmente do evento, e outros quatro estudantes que, por motivos financeiros, não podem estar presentes:

Outras trabalhos apresentados pelo projeto

Diversos trabalhos foram apresentados pelos estudantes em Mostras acadêmicas/científicas, incluindo: a Mostra Técnico-Científica do Campus Bento Gonçalves do IFRS (em 2019, 2021 e 2022); a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão — Moexp do Campus Osório do IFRS (em 2021 e 2022); a Mostra IFTec do Campus Caxias do IFRS em 2022; a Mostra Pense do Campus Farroupilha do IFRS em 2022; a Femuci (organizada pelo município de Esteio/RS) em 2022; a Febrace (na USP) em 2023; a Mocitec, do Câmpus Charqueadas do IFSul, em 2022. Além disso, também apresentaram trabalho no IV fórum internacional da Associação internacional de Sociologia em Porto Alegre, em 2021.

Todos esses projetos e trabalhos apresentados resultaram na publicação de, até o momento, seis artigos publicados, informa a professora Janine.