Início do conteúdo

Campus Bento Gonçalves participa de reunião sobre a segurança nas escolas do Município


Na segunda-feira, dia 10, à tarde, o diretor-geral do Campus Bento Gonçalves do IFRS participou de reunião na Prefeitura com o prefeito, Diogo Siqueira, secretários municipais e dirigentes de outras instituições de ensino estabelecidas na cidade para tratar da segurança nas escolas.

O prefeito iniciou a reunião falando sobre as ações que estão sendo implementadas e passou a palavra ao secretário municipal de segurança, Paulo César de Carvalho, que apresentou as medidas tomadas e protocolos a serem adotados.

Na ocasião, o diretor do Campus cumprimentou o prefeito, os secretários e os chefes das forças de segurança pela reação rápida e por aquela oportunidade de conversar sobre o tema. Também compartilhou um relato sobre a experiência de nossa instituição e o que está sendo planejado e que deverá ser implementado neste ano.

Além da própria segurança nas instituições de ensino, as mensagens falsas que estão circulando nas redes sociais sobre supostos ataques em escolas da cidade causam preocupação. Conteúdo semelhante está sendo compartilhado em muitos outros municípios, com o intuito de criar pânico na comunidade escolar e familiares. A Secretaria de Segurança orienta que seja realizada denúncia pelo telefone 190 e que as mensagens sejam encaminhadas para Polícia Civil para que os autores dos boatos sejam identificados.

No IFRS, está sendo constituído na Pró-reitoria de Ensino um grupo de trabalho para tratar do tema da violência na escola no âmbito do Instituto. Essa comissão contará com representações do Comitê de Ensino, equipes de Assistência Estudantil, Departamento de Comunicação, Procuradoria Jurídica e representante da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, além de especialistas convidados.

O enfoque do grupo deverá ser o trabalho preventivo, de promoção de uma cultura de paz no IFRS, além do acompanhamento psicossocial dos discentes e ações relacionadas à Política de Atenção à Saúde dos Estudantes e de Assistência Estudantil.

Em relação às medidas para ampliar a segurança no Campus Bento Gonçalves, desde 2020 busca-se a implementação de um projeto que prevê a instalação de câmeras de vigilância em toda a área externa, além dos corredores e áreas comuns internas dos principais blocos. O diretor de administração, Thiago Grassel dos Reis, explica que ainda não foi possível implementar esse videomonitoramento devido às restrições orçamentárias.

O projeto inclui a instalação de sistema de alarme nos blocos mais afastados e o controle automatizado de acesso de pessoas pelo pórtico e ao refeitório, por meio de reconhecimento facial, e de veículos, com a utilização de tags. “Em outra frente, estamos em contato com as equipes internas e contratadas de vigilância para reforçar os protocolos vigentes de controle de acesso ao Campus”, explica Thiago.

Fim do conteúdo