Campus Bento Gonçalves participa da Reditec 2023

Está acontecendo, de 6 a 9 de novembro, na cidade de Natal/RN, a 47ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Campus Bento Gonçalves do IFRS é representado pelo seu Diretor-Geral, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro.

Com o tema “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”, várias temáticas relevantes para o fortalecimento da rede estão sendo debatidos, dentro os quais, o real papel da Rede para a contribuição do ensino público do país; a importância da Rede no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil; Matriz Orçamentária; o desafio da liderança nos novos cenários de trabalho: promoção de saúde e qualidade de vida como uma estratégia possível, dentre outras, informa o professor Rodrigo.

“É um momento importante de discussão e de troca de experiências para o aprimoramento de nossas práticas para a qualificação constante da educação profissional, científica e tecnológica no nosso Campus”, avalia o Diretor.

Delegação do IFRS na Reditec 2023

Sobre a Reditec

Em 2023, o anfitrião da Reditec é o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Trata-se de um evento promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O evento está em sua 47ª edição. No início, apenas os diretores-gerais das então escolas técnicas e agrotécnicas federais participavam. Após o processo de reordenamento e expansão da Rede Federal o evento passou a congregar os gestores de todas as unidades. Assim, com a criação dos institutos federais, o encontro inclui a participação dos diretores-gerais dos campi, pró-reitores e reitores.

A primeira edição da Reditec depois da criação dos Institutos Federais foi realizada em Bento Gonçalves, em 2009, tendo o IFRS como anfitrião. Posteriormente, em 2014, o RS voltou a receber uma edição do evento, em Porto Alegre, sendo organizada em conjunto pelos três institutos federais gaúchos: IFFar, IFRS e IFSul.

Entre os objetivos da Reditec estão: integrar e fortalecer a atuação da Rede; compartilhar experiências focando na possibilidade de escala e replicabilidade; conhecer tendências e criar condições de implementação nos diversos contextos; aprofundar as discussões da educação profissional, científica e tecnológica; qualificar a atuação dos gestores e apresentar a Rede para parceiros estratégicos.