Campus Bento Gonçalves participa da “2ª Reunião de atualização técnica sobre calagem e adubação em frutíferas”

O Campus Bento Gonçalves do IFRS esteve representado na “2ª Reunião de atualização técnica sobre calagem e adubação em frutíferas”, pelos professores Diovane Freire Moterle e Jônatan Müller.

O evento foi promovido pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRS/SBCS) e realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) e Associação de Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (AEAC). Também contou com o apoio de diversas instituições parceiras, entre elas o IFRS.

Na ocasião, os docentes do Campus Bento Gonçalves apresentaram o IFRS, que será o organizador da próxima edição do evento, previsto para ocorrer em 2025. A 1ª edição também foi realizada em Bento Gonçalves, em 2020, sob coordenação dos professores Gustavo Brunetto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Eduardo Girotto do IFRS e George Wellington, da Embrapa Uva e Vinho.

Mais de 300 pessoas participaram presencialmente dos três dias do evento realizado em Caçador. O público foi composto por estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e produtores ligados ao setor frutícola. O encontro contou com 20 palestras técnicas, as quais abordaram resultados de pesquisas sobre videira, macieira, lúpulo, maracujá, pitaya, citros, oliveiras, nogueira pecã. Temas de maior alcance também foram abordados, como perspectivas futuras da nutrição de plantas, estimativa do estado nutricional de frutíferas e eficiência no aproveitamento de fertilizantes e fertirrigação, informou a organização do evento.

Saiba mais em adubafrutifera.com.br