Câmara dos Deputados realiza sessão solene pelos 15 anos dos Institutos Federais

A Câmara dos Deputados realizou na tarde de quinta-feira, 07 de dezembro de 2023, uma Sessão Solene em homenagem aos 15 anos dos Institutos Federais. O encontro reuniu dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, servidores, estudantes e parlamentares no Plenário Ulysses Guimarães e foi transmitido ao vivo pelo YouTube. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, prestigiou o evento.

A solenidade foi proposta pelos deputados federais Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG). “As escolas técnicas significam esperança e transformação. Significam aliar, no mesmo lugar e território, o saber e a ciência, as humanidades e as transformações possíveis do Brasil”, destacou Maria do Rosário em seu discurso na tribuna do plenário.

Além dos parlamentares que presidiram a sessão, também compuseram o dispositivo de homenagem representando o Conif a presidente, Leopoldina Veras; o vice-presidente de Relações Parlamentares, Flávio Luis Barbosa Nunes; o vice-presidente de Administração, Maurício Motta; a vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Nilra Filgueira; e a vice-presidente de Relações Institucionais, Oneida Irigon. O Ministério da Educação foi representado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira.

Exposição

Professora do IFRS Flávia Twardowski é personagem da exposição do Conif

Em parceria com o Conif, a Câmara promoveu, nesta semana, uma mostra na Chapelaria da Casa, destacando o impacto dessas instituições na vida de milhares de pessoas em todo o país. A proposta da exposição foi mostrar aos congressistas e visitantes fotos e textos que destacam os números, diferenciais e alcance dos Institutos em todo o território nacional.

“Esses momentos são para nós respostas de quanto os Institutos Federais são importantes para o nosso país. O parlamento enxerga o nosso trabalho no Ensino, a Pesquisa e a Extensão. A interiorização, a consolidação e a expansão. São sinalizações que estamos no caminho certo”, pontuou a presidente do Conif ao falar da exposição e da sessão solene.

Vozes da Internacionalização

Ainda no dia 07 de dezembro, o Conif lançou o e-book “Vozes da Internacionalização”, que narra a história de egressos, discentes e servidores que viveram a internacionalização por meio dos Institutos Federais ao longo dos últimos 15 anos. A publicação foi proposta pelos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho (Forinter) e publicada pela editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Os textos para compor o “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica” foram escolhidos a partir do Edital CONIF/AI 09. A proposta da publicação digital é apresentar uma coletânea de narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização da Rede Federal.

Texto: Assessoria de Comunicação do Conif​, com edição do Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS. Fotos: Moacir Evangelista/Conif