Bloqueio de 30% do orçamento preocupa gestores do Campus Bento Gonçalves

Preocupada com o anúncio feito pelo Ministério da Educação no dia 30 de abril, a gestão do campus Bento Gonçalves ainda está avaliando quais medidas serão tomadas caso não haja o desbloqueio de 30% do orçamento previsto para a instituição. De acordo com a Diretora-Geral, professora Soeni Bellé, a notícia do bloqueio impacta diretamente na manutenção da instituição, visto que desde 2015 o campus já sofre com cortes severos de orçamento.

Em constante crescimento, visto que nos últimos dois anos foram abertos 5 cursos, esse bloqueio de orçamento compromete a manutenção de contratos básicos, como vigilância, limpeza, e demais manutenções estruturais. Para se ter uma ideia dos frequentes cortes que a instituição sofre há 4 anos, em 2015 o valor liberado foi de R$ 8,37 milhões (valores para custeio e investimento), reduzindo ano a ano, até chegar na quantia de R$ 4,75 milhões, previstos para 2019. Cabe ressaltar que o valor de investimento, que é utilizado para construção de novos blocos, compras de equipamentos novos, dentre outras compras que não sejam manutenção, caiu de R$ 1,5 milhão de 2015 para apenas R$ 191 mil previstos em 2019.  “Nesse valor que temos ideia para receber em 2019 já realizamos todos os cortes possíveis e quase não há valor previsto para investimento. Ou seja, não temos como cortar mais”, enfatiza Soeni. Até mesmo atividades básicas para o funcionamento dos campi, como a compra de materiais para aulas práticas, realização de visitas técnicas e aquisição de alimentos para a merenda escolar ficam ameaçadas.

Para termos uma noção do quanto um bloqueio desses preocupa a gestão, vale lembrar que o campus Bento Gonçalves é uma instituição que em 2019 comemora 60 anos de atuação, sendo responsável pela formação de 5.654 profissionais, que hoje atuam em diversas áreas e localidades. Possui em seu quadro funcional aproximadamente 250 servidores, entre professores, técnicos administrativos e estagiários. Ressalta-se ainda que hoje o campus Bento Gonçalves atende 1748 estudantes, entre todos os níveis, em 18 cursos ofertados. Esse número cresce anualmente, visto que em 2014 a instituição possuía apenas 1336 estudantes e uma matriz orçamentária maior se comparada a atual. Os cursos abertos pela instituição nos últimos anos são demandas feitas pela sociedade e que movimentam a economia local. Além disso, a qualidade dos profissionais formados nas licenciaturas, que posteriormente atuarão também na Educação Básica, fica comprometida, visto que o campus possui hoje 4 cursos de formação de professores que são referências na área.

Número de estudantes

Cursos técnicos: 503