Bioplástico, Meio Ambiente e Informação Consciente: projetos do Campus Bento são destaques na 14ª MoExP

Os trabalhos IFRS-BG Si Vê: Promovendo Saberes, apresentado pela estudante Bruna Tedesco (Técnico em Administração), com coautoria de Pedro Henrique Rossi (Técnico em Agropecuária), e Reaproveitamento da Casca de Bergamota (Citrus reticulata) na Produção de Bioplástico, de autoria da estudante Gabriele Senter Carrer (Técnico em Agropecuária) e a pesquisa Breve histórico ambiental: um estudo sobre o manejo de embalagens de agrotóxicos no município de Bento Gonçalves-RS, de autoria de Laura Contini Valduga e coautoria de Alana Luiza Spinelli da Silva e Sofia Casanova Comparin, estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, foram destaques na 14ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP), realizada no Campus Osório entre os dias 9 e 11 de setembro.

O Projeto de Extensão IFRS-BG Si Vê, criado em 2018 pelo jornalista Áureo Vandré Cardoso e atualmente coordenado pelo Técnico em Assuntos Educacionais Daniel Clós Cesar, é vinculado ao Setor de Comunicação do campus. O projeto tem como objetivo produzir vídeos informativos para a comunidade acadêmica, utilizando as redes sociais. No trabalho apresentado na MoExP, o foco foi em como a informação na educação pode atuar como aliada no combate às fake news.

A pesquisa Reaproveitamento da Casca de Bergamota (Citrus reticulata) na Produção de Bioplástico é coordenada pela professora de Química Débora Tomasini e investiga a produção de biopolímeros a partir de resíduos agroindustriais, com foco nas cascas de bergamota. Utilizando as cascas de bergamota e reagentes simples e de baixo custo, foram realizados experimentos que resultaram na obtenção de bioplásticos com diferentes características, de acordo com as metodologias estudadas. A utilização dos resíduos da casca de bergamota mostrou-se uma alternativa promissora para a elaboração de biopolímeros, uma vez que muitos bioplásticos se decompõem mais rapidamente no meio ambiente, minimizando o impacto da poluição.

A pesquisa Breve histórico ambiental: um estudo sobre o manejo de embalagens de agrotóxicos no município de Bento Gonçalves-RS é coordenado pela professora de Engenharia Ambiental, Milene Priebe e Silva.

O Campus Bento Gonçalves esteve presente na 14ª MoExP com 13 trabalhos inscritos nas modalidades de Ensino, Pesquisa e Extensão, contando com a participação de pelo menos 20 estudantes de cursos técnicos e de graduação.

Sobre a Moexp

A Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) é uma atividade de cunho científico-tecnológico-cultural, a qual promove a interlocução entre estudantes de Ensino Fundamental Séries Finais, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação, a partir da exposição de trabalhos desenvolvidos no ambiente educacional.

O objetivo geral do evento é contribuir para o compartilhamento do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, no âmbito das instituições públicas e privadas de Ensino Fundamental Anos Finais, Médio, Técnico, Superior e/ou Pós-graduação, mediando interlocuções entre diferentes práticas das áreas do conhecimento.