Início do conteúdo

Auxílio a Trabalhos Acadêmicos


Manual de Trabalhos Acadêmicos do SIBFRS

Para auxiliar nessa etapa, o SIBIFRS elaborou um Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos com a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes.

 

Referências normativas para trabalhos acadêmicos

NBR 14724 – Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. Estrutura da parte externa (capa e lombada), parte interna (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais)

NBR 6023 – Referências

NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento

NBR 6027 – Sumário

NBR 6028 – Resumos

NBR 10520 – Citações, nota de rodapé

NBR 6034 –  Índice

Nbr 15287 –  Projeto de pesquisa

NBR 6022 – Elaboração e apresentação de Artigo científico

Consulte estas ou outras normas na Plataforma on-line de Normas Técnicas nacionais e internacionais Target GEDWeb.  O acesso à documentação desta plataforma é realizado pelo Catálogo do IFRS, com o login e a senha do Pergamum, utilizando a “Pesquisa Geral” e fazendo a consulta pelo número ou assunto da norma. Após selecione a aba “Pesquisa Target GEDWeb”.

Tutorial de acesso a Target GEDWeb

 

Termo de Autorização para Publicação Eletrônica

O termo deve ser impresso (acesse aqui), preenchido e assinado pelo aluno, devendo ser entregue, juntamente com a obra em formato digital, ao Coordenador do Curso.

Atenção: a Biblioteca não recebe trabalhos acadêmicos em meio impresso.

 

TCC e Relatórios de Conclusão de Curso

Os Trabalhos de Conclusão de Cursos, Relatórios de conclusão de cursos e artigos encontram-se armazenados no Catálogo de Bibliotecas Pergamum. Podem ser acessados fazendo a consulta normal pelo assunto, autor ou título da obra e utilizando o filtro Tipo de obra: “TCC”.  O arquivo está disponível em PDF à esquerda da referência escolhida.

Os trabalhos de conclusão da Pós-graduação (dissertações e TCCs de especialização) passarão, a partir de agora, a ser disponibilizados no Repositório do IFRS.

 

Ferramentas

More

O Mecanismo Online para Referências – MORE, foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Biblioteca Universitária (BU) e o Laboratório de Experimentação Remota (RexLab). O MORE é uma ferramenta gratuita que gera automaticamente referências para mais de quinze tipos de documentos no formato ABNT. Seu uso e acesso é livre, sendo necessária apenas a realização de cadastro.

Normas Técnicas

Consulte as normas de trabalhos acadêmicos pela Plataforma Target GEDWeb no catálogo do Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS).

Portal da Escrita Científica USP de São Carlos

Portal da USP de São Paulo que fornece ferramentas que auxiliam na escrita científica.

Zotero

Ajuda a coletar, organizar, citar e compartilhar pesquisas.

Última atualização em 21/03/2023

Fim do conteúdo