Atividades da Semana do Meio Ambiente mobilizam a comunidade acadêmica

Nesta semana, diversas atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente foram realizadas no Campus Bento Gonçalves, contando com grande participação da comunidade acadêmica. As rodas de conversas, palestras, exposição de artesanatos e produtos da Comunidade Indígena de Bento Gonçalves aconteceram no Espaço de Integração, localizado no Bloco A, em frente à Sala do Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão das Ciências Humanas (Niepech).

Na quinta-feira, dia 9, das 12 às 13h, a roda de conversa teve como tema as “Condições ambientais para produtos de origem geográfica. Os aspectos do café brasileiro”, com o professor Siclério Ahlert. Veja, abaixo, algumas imagens dessa ação.

Na quarta-feira, dia 8, das 13h30 às 15h30, estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, integrado ao Ensino Médio, compartilharam suas pesquisas sobre planejamento, auditoria institucional e alternativas de tratamento de resíduos. Confira algumas imagens dessa roda de conversa.

Na terça-feira, dia 7, das 12 às 13h, os temas da roda de conversa foram “A importância dos povos indígenas para a preservação ambiental” e “Terra e cultura como filosofia de vida”. A professora Aline Hentz e alunos do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, integrado ao Ensino Médio, apresentaram suas pesquisas. Natália Fedrigo Giacomello, responsável pelo Akara – Atelier Cultural, e o Cacique Isaias da Silva, da Comunidade Indígena de Bento Gonçalves, também participaram. Durante esse evento e no restante da tarde aconteceu uma exposição dos artesanatos e produtos da Comunidade Indígena de Bento Gonçalves. Essa ação contou com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

No dia 30 de maio, aconteceram duas ações prévias à Semana do Meio Ambiente. Na primeira, a partir das 16h40, houve a apresentação de trabalhos de estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, integrado ao Ensino Médio, sobre mudanças climáticas. No mesmo dia, o engenheiro ambiental Marcelo Zaro proferiu uma palestra sobre “Perdas e desperdício em serviços de alimentação” para estudantes dos componentes curriculares “Responsabilidade Socioambiental” e “Alimentos e Bebidas”, do Curso Técnico em Hospedagem, ministrados pelas professoras Sara Massotti Bonin e Hernanda Tonini, respectivamente. Clique aqui para saber mais sobre essas atividades.

A a programação de atividade alusivas à Semana do Meio Ambiente tem mais duas ações previstas:

• Data: 14/06/2022 – terça-feira
    Horário: 12h-13h
    Roda de conversa Ecofeminismo.
    Alunos do 3º ano Meio Ambiente apresentam suas pesquisas. Parceria com o Nepgs.
  • Data: 21/06/2022 – terça-feira
    Horário: 12h-13h
    Sarau Musical Ambiente para Todos
    Vários alunos de vários cursos.

Saiba mais sobre a Semana Nacional do Meio Ambiente e sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, no vídeo abaixo. Neste ano, o tema é UMA SÓ TERRA, lema da Conferência de Estocolmo, de 1972.