Assista à gravação da Aula Inaugural do 2º semestre de 2021 do Curso de Pedagogia

A Aula Inaugural do segundo semestre acadêmico de 2021 do Curso de Pedagogia do Campus Bento Gonçalves aconteceu nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, à noite, com transmissão pelo canal do Campus no YouTube. O evento contou com a participação do professor Carlos Rodrigues Brandão, que proferiu a palestra “O centenário de Paulo Freire e a formação docente: desafios para a Pedagogia”, disponível no vídeo abaixo.

Sobre o palestrante:

Carlos Rodrigues Brandão é Licenciado em psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); Mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974); Doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre docente em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas.

Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. É “fellow” do St. Edmunds College da Universidade de Cambridge. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor colaborador do Posgeo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor visitante da Universidade Estadual de Goiás.

Possui experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular É Comendador do Mérito Científico pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás e pela Universidad Nacional de Lujan (Argentina).

É professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Estadual de Campinas. Escreveu artigos e livros nas áreas de antropologia, educação e literatura. Para dados sobre livros e artigos, consultar Livro Livre, em www.sitiodarosadosventos.com.br; www.folhasaovento-poesia.blogspot.com; www.apartilhadavida.blogspot.com. (Informações da Plataforma Lattes)