Arquiteta faz palestra a estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente

Na quinta-feira, dia 17 de março, a arquiteta e urbanista Nichele Rossi apresentou seu trabalho de conclusão de curso (TCC)*, o qual consiste na proposta de “regeneração da estação experimental” do Campus Bento Gonçalves do IFRS, localizada no distrito de Tuiuty, “promovendo a transição da estação com cultivo em sistema convencional para uma estação experimental de agroecologia”.

A palestra, realizada pela manhã, teve como público os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio. O professor Gustavo Stolzenberg Colares acompanhou a apresentação e explica que a arquiteta expôs aos alunos diversas propostas para promover melhorias na sustentabilidade ambiental do local e para tornar o espaço mais atrativo para receber pessoas em atividades recreativas e de educação ambiental, com maior contato com a natureza e com a beleza das paisagens da região.

Dentre as propostas apresentadas, destacam-se a permacultura (que visa planejar ambientes humanos sustentáveis e produtivos), soluções baseadas na natureza (para tratar o esgoto gerado) e a arquitetura bioclimática, para melhorar o conforto térmico e promover a economia de energia e de outros recursos. “Os estudantes se interessaram muito pelo tema e solicitaram para a Nichele que essa palestra seja apresentada para outros grupos de alunos e servidores do IFRS”, informa o professor Gustavo.

*O TCC, intitulado “Agroecotécnica: Estação Experimental de Agroecologia do IFRS Bento Gonçalves”, foi apresentado ao final da graduação realizada por Nichele Rossi na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e recebeu o prêmio ArchDaily como um dos melhores trabalhos de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo em 2022.