Alunos do curso Técnico em Meio Ambiente participaram de Dia de Campo promovido pela Emater/RS-Ascar

Divulgação Emater/RS-Ascar

Na quarta-feira, 30 de agosto, à tarde, alunos do 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio participaram de um Dia de Campo promovido pela Emater/RS-Ascar.

A atividade foi realizada na propriedade de Milton e Anair Toniollo, na Linha Eulália. Esta é uma das propriedades contempladas no Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Sicredi Serrana. Na ocasião, eles visitaram a propriedade, conheceram a nascente que foi recuperada e protegida e fizeram a identificação das árvores existentes no local.

A propriedade, que é a Unidade de Referência do projeto em Bento Gonçalves, possui uma nascente há mais de 60 anos. Os extensionistas da Emater/RS-Ascar esclareceram sobre como se formam as nascentes, o roteiro técnico para a proteção e os aspectos legais relacionados à ação, que possibilita uma água de qualidade para o abastecimento da propriedade. Como esse trabalho também inclui a recuperação da vegetação nativa no entorno da nascente, os alunos colaboraram com a identificação das árvores e a colocação de placas com os nomes.

O professor Daniel Martins Ayub, doutor em Botânica, acompanhou os estudantes e comentou que a identificação das espécies existentes em roteiros visitados é um sonho para todo profissional da área botânica e uma importante ação para aprendizado e conhecimento.

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar Luciana Marion Fagundes destaca a importância que o meio ambiente tem em gerar qualidade de vida, quer seja para dar sombra e refresco em épocas quentes, quer seja para fortalecer a vida através da ligação que o ser humano e natureza possuem. E ressalta que as ações de visitas a lugares como esses, com alunos de idade escolar ou acadêmica, gera muito aprendizado e um olhar mais atento ao meio ambiente, possibilitando mais qualidade de vida e uma conscientização sobre o lugar em que se vive.

Com informações da Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul (Jornalista Rejane Paludo)

Editado pela Coordenadoria de Comunicação do Campus Bento Gonçalves do IFRS.