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Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente participam de encontro com estudantes de Biologia Marinha do Ceclimar/Ufrgs


No dia 19 de outubro, na Sala de Audiovisuais 2, pela manhã, a turma do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente participou do evento Diálogos Sustentáveis: planalto e planície costeira, encontro online com estudantes de Biologia Marinha do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ceclimar/UFRGS.

O encontro entre os estudantes foi proporcionado pelos professores Gabriela Rockett (Ceclimar/Ufrgs), Gerson Ferandino (Ceclimar/Ufrgs) e Carmynie Barros e Xavier (Campus Bento Gonçalves do IFRS) e oferecido pelo Projeto de Extensão Ufrgs Sustentável, por meio do engenheiro ambiental Marcelo Zaro.

A professora Carmynie explica que as preocupações com a degradação do meio ambiente têm vindo à tona depois que as indicações sobre a gravidade do problema tornaram-se mais aparentes. Muitas vezes, é difícil vincular aspectos específicos da produção de negócios para o efeito real que eles têm sobre a natureza. Com isso, o debate “Diálogos Sustentáveis: planalto e planície costeira” teve como objetivo expor e discutir as práticas de gestão ambiental do Ceclimar/Ufrgs e do Campus Bento Gonçalves do IFRS, bem como as condições de saneamento das regiões onde as instituições se encontram.

Para isso, os discentes das duas instituições realizaram pesquisa orientada elencando os aspectos peculiares da região litorânea e da serra do Rio Grande do Sul e as turmas foram provocadas a relacionar temáticas envolvendo:

  • sistemas de gestão ambiental nas instituições;
  • ações de extensão e pesquisa ativas nas instituições;
  • caracterização do saneamento básico nas regiões e saúde populacional;
  • caracterização geral do ambiente natural das regiões;
  • impactos causados na paisagem natural ao longo do tempo, com a expansão das cidades e regiões.

Especificamente, a turma do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, elaborou inventário ambiental do Planalto Gaúcho, partindo dos seguintes componentes curriculares ministrados pela professora Carmynie: Técnicas Energias e Meio Ambiente; Tratamento de Resíduos e Efluentes; Geotecnologias; Tecnologias Limpas.

A docente informa que os esforços foram concentrados no entendimento não só de aspectos físico-naturais (ambientais, relevo, mudanças climáticas), mas também socioeconômicos (nível educacional, atendimento dos serviços básicos de saúde, saneamento, coleta seletiva e tratamento de resíduos), turísticos (potencial paisagístico e comercial), de desenvolvimento regional, espaciação e zoneamentos urbano e rural, contemplando oportunidades produtivas e amparando políticas públicas locais.

O intercâmbio de saberes entre as instituições gerou protagonismo e aprimoramento acadêmico, instigando e provocando engajamento diante das questões mais específicas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Pinto Bandeira, avalia a professora Carmynie.

 

 

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