Alunos criaram teodolitos no espaço de inovação do Campus

Os alunos do 2º ano dos Cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Viticultura e Enologia, integrados ao Ensino Médio, criaram teodolitos artesanais no espaço de inovação do Campus. A atividade ocorreu na disciplina de Topografia e Desenho Técnico, ministrada pela professora Isadora Malicheski, e contou com o apoio da equipe do Projeto Pipa Ifmakers.

A docente explica que, inicialmente, os alunos conheceram os equipamentos utilizados em topografia e suas funcionalidades. Após, pesquisaram e desenvolveram em grupos projetos de teodolitos artesanais, que foram construídos em aula com o suporte de estagiários do Pipa Ifmakers.

Em um segundo momento, os teodolitos foram colocados à prova com a realização de exercícios práticos e cálculos de medições indiretas (taqueometria), quando os estudantes puderam aferir, por meio dos aparelhos criados, distâncias entre objetos e alturas deles.

A atividade buscou não só oferecer uma visualização prática da teoria aprendida em sala de aula, mas também desenvolver a criatividade e capacidade de solução de problemas dos estudantes ao criar equipamentos simples de taqueometria para resolver problemas reais que podem surgir em campo. Os materiais utilizados foram, em sua maioria, reciclados e de baixo custo. Alguns alunos ousaram nas propostas ao incluir arduino (plataforma programável de prototipagem eletrônica), giroscópios e outros componentes eletrônicos a fim de obter instrumentos mais precisos, informa a professora Isadora.