Aluno do Campus Bento Gonçalves foi finalista da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Uma delegação composta por 14 estudantes de sete campi do IFRS participou da segunda fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif) 2022, realizada de 19 a 21 de maio de 2023, no Campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O Campus Bento Gonçalves esteve representado pelo estudante Gabriel Minetto Andreazza. Quando participou da primeira fase, em 2022, ele era aluno do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio e atualmente está no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“Foi sem dúvidas uma experiência marcante para mim, não somente por se tratar de um evento no outro lado do país, mas também pelo contato com estudantes e professores de outros campi do IFRS e de outros IFs no geral”, relata Gabriel. Ele considera que conviver com diferentes culturas naquele período permitiu perceber o que os diferencia e os une enquanto estudantes. “A atmosfera era agradável e estávamos em sintonia, o que tornou a estadia no campus um período proveitoso.”

A coordenadora local da Omif, professora Karine Pertile, avalia que “a participação na Olimpíada é uma oportunidade transformadora, que permite aos alunos desenvolverem habilidades analíticas, criativas e de resolução de problemas, ampliando seus horizontes acadêmicos e preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”.

Nesta edição, o IFRS conquistou uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze e duas menções honrosas.

Confira a lista com os alunos participantes e suas premiações:

• Eduardo Ziegler Berti – OURO – Campus Caxias do Sul
  • Caetano Todero Seminotti – PRATA – Campus Osório
  • Camily Pereira dos Santos – BRONZE – Campus Osório
  • Wendel de Lemos Coelho – BRONZE – Campus Rio Grande
  • Gabriel Zanella Bardini – MENÇÃO HONROSA- Campus Canoas
  • João Vitor da Silva – MENÇÃO HONROSA – Campus Ibirubá
  • Eduardo Bernardi – Campus Alvorada
  • Gabriel Minetto Andreazza – Campus Bento Gonçalves
  • Lucas Mizerski Michel – Campus Canoas
  • Letícia Ane Benatto – Campus Caxias do Sul
  • Matheus Müller – Campus Caxias do Sul
  • Anita Camargo de Alencastro – Campus Osório
  • Emily Vitoria Camargo Soares – Campus Osório
  • Jonas Cauan Flores – Campus Osório
Sobre a Omif

Foi criada em 2018, no chamado “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída em homenagem à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, eventos que tiveram como sede o Brasil.

Sua primeira edição fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros, com o objetivo de integrar alunos dos IFs de todo o país. No início, o evento era denominado “Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais”. A alteração para “Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais” aconteceu por sugestão da professora Karine Pertile, conforme conta a matéria disponível nas páginas 14 e 15 da revista disponível neste link.

A 1ª fase da olimpíada é realizada em cada Campus inscrito e a 2ª fase, além da prova para os alunos classificados, é um evento com palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais, voltadas à ampliação do conhecimento matemático e à integração entre estudantes e professores da rede federal de ensino.

Nesta edição, acompanharam os estudantes do IFRS na viagem da segunda fase os seguintes professores: Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha, do Campus Canoas; Érick  Scopel do Campus Caxias do Sul; Josias Neubert Savóis, do Campus Osório; Antônio Esperança do Campus Rio Grande.

Gabriel Minetto Andreazza na fase final da Omif 2022

Gabriel Minetto Andreazza na fase final da Omif 2022.

Delegação do IFRS na 2ª fase da Omif 2022.