Início do conteúdo

Acervo On-line


Contamos com mais de 12 mil títulos de forma digital em todas áreas do conhecimento através das plataformas: Biblioteca Virtual (Pearson), Minha Biblioteca (a Minha Biblioteca é reservada aos estudantes de graduação, pós-graduação e servidores) e uma plataforma de Normas Técnicas nacionais e internacionais, a Target GEDWeb.

Com acesso direto pelo Sistema Pergamum, não necessita de links externos. Os livros digitais e as normas aparecem junto aos livros físicos na consulta e são identificados por um cadeado ao lado esquerdo do título do livro.

 

 

 

  • Acessível por qualquer aluno ou servidor, mediante login e senha.
  • Acervo com mais de 7.600 títulos, em mais de 40 áreas do conhecimento.
  • Acesso multiusuário e ilimitado (24h por dia, 7 dias por semana).
  • Acessível para deficientes visuais por meio de integração com softwares de acessibilidade.

Editoras: Pearson, Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus, Interciência, Autêntica, Difusão Editora, Atheneu, EdiPuc, Brasport, Labrador, Eureka, Digital Pages, Oficina de Textos, Yendis, Vozes, Freitas Bastos.

Orientações: Para uso deste aplicativo, deve-se primeiramente acessar um e-book pelo Catálogo do IFRS. Pelo e-book, acesse a página principal da Biblioteca Virtual e cadastre o login (usuário) e a senha no campo “Perfil”.

Tutorial de acesso às Bibliotecas Digitais

Manual de acesso às Bibliotecas Digitais

 

 

 

 

 

Com limitações de número de usuários, esta plataforma é disponibilizada apenas para estudantes da graduação, pós-graduação e servidores.

Por isso, caso haja real necessidade de acesso, o aluno deve solicitar individualmente o seu cadastramento através do e-mail [email protected], sendo que o prazo para efetivação do cadastro é de até 24 horas.

Editoras: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

Orientações: O acesso aos e-books da Plataforma Minha Biblioteca ocorre somente pelo Catálogo do IFRS.

Tutorial de acesso às Bibliotecas Digitais

Manual de acesso às Bibliotecas Digitais

 

 

 

 

É uma Plataforma on-line de Normas Técnicas nacionais e internacionais. Totalmente integrada ao Pergamum, o Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios Target GEDWeb é uma ferramenta facilitadora que permite que os usuários do Sistema de Bibliotecas do IFRS acessem, pesquisem, visualizem e imprimam documentos regulatórios e diversas normas técnicas.

O Target GEDWeb disponibiliza o acesso a:

  • Mais de 17.000 Normas ABNT NBR/NM;
  • Mais de 16.000 Normas Internacionais e Estrangeiras. 49 entidades internacionais (BSI, AFNOR, AENOR, JIS, ASME, API, IEEE, NFPA e outras);
  • Mais de 42.000 Diários Oficiais;
  • Projetos de Norma Brasileira em Consulta Nacional;
  • Mais de 13.000 Regulamentos Técnicos/Portarias do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia);
  • Normas Regulamentadoras do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego);
  • Mais de 135.000 Resoluções ANEEL (Agência Nacional do Sistema Elétrico);
  • Procedimentos ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico);
  • Mais de 125.000 Procedimentos ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • Mais de 132.000 Resoluções MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Legislações CONAMA, entre outros.

Orientações: O acesso à documentação do Target GEDWeb é realizado pelo Catálogo do IFRS, com o login e a senha do Pergamum. É preciso utilizar a “Pesquisa Geral” e não a “Pesquisa Avançada”.

Tutorial de acesso a Target GEDWeb

 

Como acessar o Acervo on-line

As Bibliotecas digitais e as normas técnicas são acessadas pelo Sistema Pergamum, sem a necessidade de links externos. Os  livros digitais aparecem junto aos livros físicos na pesquisa ao catálogo e são identificados por um cadeado à esquerda do título. Para acessá-los clique no respectivo cadeado do livro escolhido e será solicitado login e senha específicos da Biblioteca.

Após digitar os dados de acesso, o material estará disponível para visualização, ressalvados os casos em que o livro pertencer à plataforma “Minha Biblioteca”. Nesse caso, o acesso aos materiais desta plataforma ocorre de forma limitada, havendo a necessidade de contatar a [email protected] para realização de um cadastro que permitirá ao usuário (desde que seja aluno da graduação, pós-graduação ou servidor) o acesso aos materiais disponibilizados por esta plataforma.

Ao acessar o catálogo lembre-se sempre:

  • Selecione a sua Unidade de Informação (campus).
  • O Pergamum deve estar em português no rodapé da página.
  • Não desative os Cookies. Eles são necessários para utilizar os recursos do site.
  • Na consulta, não use o login à direita no início da tela do Pergamum. Ou seja, para realizar a consulta, não faça login prévio.

Consulte aqui:  Acervo online

Tutoriais Para acesso às Bibliotecas Digitais

Tutorial Para Acesso às normas TARGET GEDWeb

 

Dados de Login e Senha

– Estudantes
LOGIN: número de matrícula
SENHA: aquela que foi cadastrada junto à biblioteca

IMPORTANTE SABER: Ao realizar a matrícula, a migração dos dados cadastrais para o sistema Pergamum não é automática, poderá demorar algumas semanas. Por isso, não estranhe caso não consiga realizar o acesso imediato.

 – Servidores
LOGIN:  s + SIAPE
SENHA: aquela que foi cadastrada junto à biblioteca.

Após o cadastramento da primeira senha de acesso junto à biblioteca, ela poderá ser alterada a qualquer tempo junto ao Meu Pergamum, no campo “Alteração de Senha”.

 

Não sabe a sua senha ou ainda não cadastrou?

Para realizar o cadastro de uma senha de acesso à biblioteca, contate: [email protected] informando seu nome completo, curso no qual está matriculado, número de matrícula e CPF.

 

 

 

 

 

Última atualização em 06/12/2023

Fim do conteúdo