Acadêmico de Licenciatura em Letras recebe dois prêmios no XX Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo

Prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, Iago Zuchi e Secretária Municipal de Educação, Luciana Zanfeliz.

O estudante Iago Spellmeier Zuchi, do Curso de Licenciatura em Letras, obteve o 1º lugar no gênero Conto e a 2ª colocação na modalidade Poesia, concorrendo na categoria 3, no XX Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo.

A premiação foi anunciada no dia 22 de novembro, no Auditório do Sindilojas, em Farroupilha. O evento é promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação desse município, através da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, com o objetivo de destacar e reconhecer autores, valorizando o surgimento de novos talentos na arte da escrita, tanto no município como em toda a região nordeste do Rio Grande do Sul.

Com o pseudônimo Santiago Zucchini, Iago havia submetido três trabalhos: um conto, uma crônica e uma poesia, na categoria para autores nascidos entre 2000 e 2004. Ao ser convidado previamente para a cerimônia de premiação, ele não sabia qual ou quais de seus trabalhos seriam agraciados. Recebeu a notícia durante o evento, acompanhado pelos seus pais Sandra Spellmeier Zuchi e Rudimar Zuchi.

A mãe, uma professora aposentada, também tem formação em Letras e Iago considera que sua influência foi um dos fatores determinantes para despertar seu interesse pelas produções textuais.

Ele veio de Boa Vista do Sul, em 2019, para fazer o Ensino Médio de forma integrada ao Curso Técnico em Agropecuária e, ao concluir o curso, em 2021, já estava evidente sua vocação para a produção textual. Assim, ingressou no Curso de Letras, cujos ensinamentos contribuíram para a escrita dos trabalhos.

Iago conta que é fascinado por filosofia, o que transparece no conteúdo de suas obras. Ao longo do Ensino Médio, participou de projetos que amadureceram o seu senso crítico, como “Razão e paixões na moralidade em Hume” e “Clube de leituras filosóficas”, ambos coordenados pelo professor Franco Soares.

O Coordenador do Curso de Letras, professor Kleber Eckert, destaca dois dos objetivos do Curso que dialogam diretamente com o perfil do estudante premiado:
– Refletir sobre a inter-relação entre as manifestações literárias e o contexto social, cultural e histórico como forma de ampliação da visão de mundo do discente;
– Desenvolver uma visão crítica das perspectivas teóricas abordadas ao longo do curso, especialmente no que tange às investigações linguísticas e literárias, que fundamentam a formação profissional do professor de Língua Portuguesa e Literatura.

Entre as diferentes áreas de estudos dos alunos de Letras, a produção literária individual é um foco que pode ser explorado, uma vez que os estudantes têm uma formação densa em estudos de Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-africana. Além disso, as disciplinas de Leitura e Produção Textual exploram as possibilidades de escrita de diferentes gêneros textuais, afirma o Coordenador do Curso.

O estudante premiado agradece à professora Carina Balzan, que se encarregou da revisão de seus textos, bem como aos demais docentes que participaram de sua formação.

Clique nos links abaixo para conhecer as obras.

Iago Spellmeier Zuchi na biblioteca do Campus Bento Gonçalves.

Certificados e medalhas recebidos por Iago Spellmeier Zuchi