Geral
Acadêmico de Licenciatura em Letras recebe dois prêmios no XX Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo
O estudante Iago Spellmeier Zuchi, do Curso de Licenciatura em Letras, obteve o 1º lugar no gênero Conto e a 2ª colocação na modalidade Poesia, concorrendo na categoria 3, no XX Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo.
A premiação foi anunciada no dia 22 de novembro, no Auditório do Sindilojas, em Farroupilha. O evento é promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação desse município, através da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, com o objetivo de destacar e reconhecer autores, valorizando o surgimento de novos talentos na arte da escrita, tanto no município como em toda a região nordeste do Rio Grande do Sul.
Com o pseudônimo Santiago Zucchini, Iago havia submetido três trabalhos: um conto, uma crônica e uma poesia, na categoria para autores nascidos entre 2000 e 2004. Ao ser convidado previamente para a cerimônia de premiação, ele não sabia qual ou quais de seus trabalhos seriam agraciados. Recebeu a notícia durante o evento, acompanhado pelos seus pais Sandra Spellmeier Zuchi e Rudimar Zuchi.
A mãe, uma professora aposentada, também tem formação em Letras e Iago considera que sua influência foi um dos fatores determinantes para despertar seu interesse pelas produções textuais.
Ele veio de Boa Vista do Sul, em 2019, para fazer o Ensino Médio de forma integrada ao Curso Técnico em Agropecuária e, ao concluir o curso, em 2021, já estava evidente sua vocação para a produção textual. Assim, ingressou no Curso de Letras, cujos ensinamentos contribuíram para a escrita dos trabalhos.
Iago conta que é fascinado por filosofia, o que transparece no conteúdo de suas obras. Ao longo do Ensino Médio, participou de projetos que amadureceram o seu senso crítico, como “Razão e paixões na moralidade em Hume” e “Clube de leituras filosóficas”, ambos coordenados pelo professor Franco Soares.
O Coordenador do Curso de Letras, professor Kleber Eckert, destaca dois dos objetivos do Curso que dialogam diretamente com o perfil do estudante premiado:
– Refletir sobre a inter-relação entre as manifestações literárias e o contexto social, cultural e histórico como forma de ampliação da visão de mundo do discente;
– Desenvolver uma visão crítica das perspectivas teóricas abordadas ao longo do curso, especialmente no que tange às investigações linguísticas e literárias, que fundamentam a formação profissional do professor de Língua Portuguesa e Literatura.
Entre as diferentes áreas de estudos dos alunos de Letras, a produção literária individual é um foco que pode ser explorado, uma vez que os estudantes têm uma formação densa em estudos de Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-africana. Além disso, as disciplinas de Leitura e Produção Textual exploram as possibilidades de escrita de diferentes gêneros textuais, afirma o Coordenador do Curso.
O estudante premiado agradece à professora Carina Balzan, que se encarregou da revisão de seus textos, bem como aos demais docentes que participaram de sua formação.
Clique nos links abaixo para conhecer as obras.
- Conto: A energia que nos move (1º lugar no gênero)
- Poesia: O tempo devora (2º lugar no gênero)
- Crônica – Uma mosca