Abertas as inscrições para seleção de novos participantes do Curso de Extensão de Formação Continuada “Residência Profissional Agrícola CTA IFRS-BG”

Estão abertas as inscrições para seleção de novos participantes do Curso de Extensão de Formação Continuada “Residência Profissional Agrícola CTA IFRS-BG”, vinculado à proposta enviada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves (IFRS-BG) e aprovada no âmbito do Edital de Chamamento Público N° 01/2020 – Programa de Residência Profissional Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O prazo encerra no dia 18 de agosto de 2022.

Estão sendo ofertadas quatro bolsas de residência agrícola, destinadas a estudantes ou egressos de curso superior grande área de Ciências Agrárias e subáreas Agronomia / Engenharia Agrícola / Zootecnia / Medicina Veterinária / Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O candidato à bolsa deve ter idade entre 15 e 29 anos até a data de início da residência. Caso seja estudante, deve ter cursado todas as disciplinas do curso (assim como as horas de estágio supervisionado/obrigatório do curso) até a data de início da residência ou estar em vias de concluir as disciplinas finais do curso, sendo que estas devem ser finalizadas ainda dentro da vigência da bolsa. Se for egresso, deve ter concluído o curso há, no máximo, 24 meses antes da data de início da residência.

As bolsas terão duração máxima de doze meses para prática profissional em indústrias de alimentos, empresas de consultoria e fazendas/unidades de produção de matérias-primas agroalimentares distribuídas nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi, na região da Serra Gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul (RS).

O residente receberá, mensalmente, por até 12 meses, uma bolsa disponibilizada com recursos oriundos do Mapa no valor de R$ 1.200,00. As unidades residentes devem garantir com recursos próprios infraestrutura ou meios para transporte e alimentação dos residentes, ficando a critério destas a complementação do valor das bolsas.

O Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Mapa, tem como objetivo apoiar a qualificação técnica de jovens por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por instituições de ensino públicas federais em unidades residentes.

Para mais informações, leia atentamente o Edital e, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Edital Nº 33/2022 – Seleção de bolsistas para o Curso de Extensão de Formação Continuada “Residência profissional Agrícola CTA IFRS BG