Abertas as inscrições para as oficinas de RPG

Estão abertas as inscrições para as oficinas de RPG (Role-playing Game – do inglês Jogo de Interpretação de Papéis) que irão ocorrer no campus Bento Gonçalves. As oficinas são voltadas aos alunos de Ensino Médio do campus e fazem parte do projeto de pesquisa de doutorado do professor Rafael Jaques.

O RPG é, na verdade, um gênero específico que engloba diferentes jogos. Costumam ser falados e ocorrem, geralmente, em volta de uma mesa. Os jogadores constroem uma história fictícia de modo colaborativo, como se fosse uma “contação de histórias”: um dos jogadores assume o papel de narrador, descrevendo os cenários e relatando as ações que ocorrem no mundo imaginário, e os outros criam personagens para interagir com o mundo descrito pelo narrador. Todas as ações dos jogadores são pensadas e expressas na hora: o jogo se desenrola como se fosse um teatro improvisado. Para que se jogue, os instrumentos utilizados costumam ser livros, dados, papel, lápis e muita imaginação.

O objetivo das oficinas é trabalhar com os alunos a questão da convivência e da inclusão na escola e como isso pode ser desenvolvido por meio do jogo. O projeto inicia no dia 14 de agosto e vai até 2 de outubro, com encontros semanais de 1h30, todas as quartas-feiras. As inscrições encerram no dia 1º de agosto às 23h59.

Ao todo são disponibilizadas 12 vagas para a formação de dois grupos de 6 jogadores. A seleção dos participantes se dará por ordem de inscrição e haverá fila de espera para o caso de desistências.
Os participantes precisarão concordar com alguns termos relacionados à execução das oficinas e deverão aceitar serem entrevistados para relatarem suas percepções sobre sua participação no projeto.

Todos são bem-vindos na oficina, independente de sua experiência com o jogo.
Para fazer sua inscrição, acesse o link https://forms.gle/hCUz9wHdWXsPBd7F7.
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com o professor Rafael Jaques, responsável pelo projeto, por meio do e-mail [email protected].