Geral
Estudante e Professores do Curso de Agronomia têm Artigo aprovado em evento internacional
A estudante do Bacharelado em Agronomia Thaís Pauletti Fitarelli e os professores Alexandre da Silva e Paulo Roberto Wünsch tiveram um dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Sociologia Rural aprovado em um dos principais eventos internacionais da área, o 16º Congresso Mundial de Sociologia Rural.
O artigo intitulado “Seasonal workers in Serra Gaúcha: an analysis of labor issues from 2023 onwards” foi elaborado por Thaís durante o terceiro semestre do curso. O trabalho contou com orientação e acompanhamento dos docentes, com foco no aprimoramento do estudo e em sua futura publicação.
O resultado da seleção foi divulgado em 19 de fevereiro de 2026, confirmando a aprovação do artigo para apresentação no congresso, que será realizado entre os dias 19 e 23 de julho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
O evento reunirá 40 grupos de trabalho em diferentes áreas relacionadas à Sociologia Rural. Entre os temas em destaque estão questões contemporâneas como mudanças climáticas e produção agrícola, trabalho no campo e mercados da agricultura familiar, entre outros assuntos que vêm ganhando relevância no debate acadêmico internacional.
Para Thaís, a experiência tem sido marcante. “Realizar o artigo foi um grande desafio, e a próxima etapa será muito significativa, tanto pessoal quanto academicamente”, afirma a estudante, que também destaca a oportunidade de participar, pela primeira vez, de um evento dessa dimensão.
Na avaliação dos professores, a conquista representa um importante passo na formação da aluna. Segundo eles, a aprovação em um congresso internacional de grande porte, ainda no início da graduação, tende a contribuir para a trajetória acadêmica e profissional da estudante, além de se tornar um diferencial em seu currículo.