Início do conteúdo

Alunos do Curso de Especialização em Viticultura Visitam Vinhedos Cobertos em Flores da Cunha


Na tarde do dia 27/11/2025, os alunos do Curso de Especialização em Viticultura, juntamente com o Coordenador do Curso e professor da disciplina de Cultivo Protegido da Videira, professor Miguel Angelo Sandri, fizeram uma visita técnica ao interior do município de Flores da Cunha na localidade de Mato Perso, onde conheceram o sistema de cultivo protegido da videira utilizado pela família Giacomin.

A recepção foi feita por Jean Giacomin, Tecnólogo em Viticultura e Enologia formado pelo nosso Campus. O sistema adotado na propriedade é em Y com cobertura em arco utilizando-se PEBD (polietileno de baixa densidade) de 100  micras. Jean explicou que é importante esse plástico mais fino para garantir maior transmissividade da luz solar ao vinhedo, especialmente com relação às uvas tintas.

Ao todo são cinco hectares de videiras cobertas em sua propriedade, mas somando-se a outros membros da família, que são vizinhos, tem-se 12 hectares de uvas cobertas. Estas uvas são destinadas em sua totalidade à elaboração de vinhos, algo pouco comum na Serra Gaúcha – elaborar vinhos de uvas cobertas. O carro chefe é a uva branca Moscato Giallo – destinada para vinho e espumante moscatel, mas as uvas tintas também estão presentes como Marselan, Tannat, Ancellotta e Malbec.

Parte da produção atende à Vinícola Giacomin, onde fomos recepcionados por Mauro Giacomin que nos proporcionou uma análise sensorial de alguns dos vinhos produzidos ali, incluindo um Cabernet Sauvignon safra 2002.

Estes momentos e esta vivência são sempre muito importantes para o desenvolvimento do senso crítico do aluno, onde ele pode conhecer e sanar dúvidas com produtores que fazem desta forma de agricultura o seu sustento.

Fim do conteúdo