Geral
Alunos do Técnico e Agronomia realizaram visita técnica a propriedades leiteiras no município de Serafina Corrêa
No dia 13 de novembro de 2025, os alunos do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária e do sétimo semestre do curso de Agronomia, juntamente com a professora Maria Amélia Weiller, realizaram uma visita técnica a duas propriedades leiteiras no município de Serafina Corrêa.
A primeira propriedade visitada foi a Granja Michelon, uma propriedade familiar com produção intensiva de leite em sistema de confinamento do tipo Compost Barn e ordenha robotizada. Durante a visita, o produtor Tiago Michelon, juntamente com sua esposa, realizou uma explanação sobre o sistema de produção e os manejos adotados nas diferentes categorias de animais, com ênfase especial no processo de ordenha robotizada e na cama de Compost.
Na segunda propriedade, a Agropecuária Nova Esperança — também familiar e gerenciada por Fabrício Balerini e Andreza Balerini — cujo sistema de produção é do tipo Free Stall e ordenha mecanizada, os alunos puderam compreender a riqueza de detalhes e cuidados envolvidos nos processos de criação dos animais para garantir uma produção eficiente. Nesta propriedade, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar etapas do processo de avaliação da transferência de imunidade em bezerras, entender processos de produção de alimentos, bem como acompanhar a avaliação da fibra efetiva da dieta dos animais utilizando o separador de partículas Penn State.
A visita a essas duas propriedades proporcionou aos discentes uma compreensão mais ampla sobre os desafios e a complexidade do sistema de produção de leite, além de permitir observar as particularidades adotadas por cada produtor nas diferentes etapas do ciclo produtivo. Em nome do IFRS-BG e dos alunos participantes, agradecemos imensamente aos produtores por abrirem as porteiras de suas propriedades para nos receber.


