Campus Bento Gonçalves realiza atividade na Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha

O Campus Bento Gonçalves do IFRS deu início a uma importante parceria com a Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASerra), localizada em Caxias do Sul, a partir de uma cooperação técnica estabelecida entre as duas instituições. A parceria tem como objetivo a execução de atividades de pesquisa, extensão e ensino, visando à melhoria das práticas de gestão e ao fortalecimento institucional da AEFASerra.

A proposta de parceria surgiu após a constatação de desafios na área de gestão da associação. Desde então, os trabalhos foram coordenados pelas professoras Anelise D’Arisbo e Tatiane Pellin Cislaghi, com o intuito de promover o desenvolvimento de ações conjuntas.

No dia 10 de setembro de 2024 foi realizada uma oficina sobre Planejamento Estratégico, destinada a disseminar conhecimentos teórico-práticos entre os membros da AEFASerra. A ação envolveu a participação de servidores e discentes da associação, contribuindo para o alinhamento das diretrizes institucionais ao longo de toda a organização.

Durante o encontro, que contou com uma alta adesão e engajamento dos participantes, houve uma avaliação positiva da atividade, reforçando o entusiasmo dos envolvidos para a continuidade das ações previstas na parceria. Segundo a Coordenadora Pedagógica da AEFASerra, Letícia Trentin, “o pessoal gostou bastante e deu para perceber que ficaram motivados”.

O cronograma de atividades prevê a realização de encontros mensais, nos quais serão desenvolvidas novas ações de cooperação e troca de saberes entre as duas instituições. Para as professoras do IFRS, o projeto representa uma oportunidade valiosa de contribuir com a comunidade, além de promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão.