Início do conteúdo

Apenados concluem o Curso de Horticultor Orgânico na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves


No dia 30 de novembro, três apenados concluíram o Curso de Qualificação Profissional em Horticultor Orgânico, ministrado na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. A entrega de certificados contou com a presença do Diretor-Geral do Campus, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, de autoridades da Justiça, representantes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Delegacia Regional de Polícia.

No total, 23 pessoas já concluíram esse curso do Campus Bento Gonçalves do IFRS desenvolvido em parceria com a Reitoria do Instituto Federal, com a Susepe, com a 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o Conselho da Comunidade na Execução Penal e com a Vara de Execuções Criminais de Bento Gonçalves.

O Curso é realizado no âmbito do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA/EPT), do Ministério da Educação (MEC), que promove a articulação entre municípios, estados e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A Coordenadora do Curso, professora Andressa Comiotto, explica que o Curso tem 200 horas e “está alinhado com os arranjos produtivos locais e vocações regionais, baseado principalmente no setor hortícola, permitindo a construção e reconstrução contínua de saberes, tendo em vista as possibilidades de subsidiar as demandas internas da unidade prisional, de remissão de pena dos indivíduos matriculados e, sobretudo, de reinserção social dos mesmos”.

Fim do conteúdo