Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura realizaram visitas técnicas em propriedades rurais localizadas em Cotiporã

Na sexta-feira, dia 02 de junho, os alunos matriculados na disciplina Manejo do Solo do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura visitaram duas propriedades rurais localizadas no município de Cotiporã.

O objetivo da visita técnica foi ver na prática o manejo e a conservação do solo, explica o professor Luís Fernando da Silva, que acompanhou a turma. Ele relata que a visita foi conduzida pela extensionista rural e chefe do escritório municipal da Emater/Ascar de Cotiporã, Jéssica Zalamena.

A primeira visita foi na propriedade rural do senhor Ademir, o qual trabalha com plantas de inverno de cobertura do solo como azevém, aveia preta, ervilhaca e nabo forrageiro no cultivo da videira. O agricultor destacou que o sistema de manejo do solo com plantas de cobertura e a adubação verde contribuem para evitar a erosão do solo, são eficientes no controle de plantas concorrentes e ajudam na ciclagem dos nutrientes provenientes da adubação anual do solo. Durante a visita, o proprietário argumentou que esse sistema de manejo conservacionista do solo deve ser obrigatório na propriedade rural, constatando a menor perda de água do solo e evitando a necessidade de custo com herbicidas.

A segunda propriedade rural visitada é conduzida pelo casal Viviane e Cleomar, que cultivam hortaliças e videira em sistema orgânico de produção. A agricultora Viviane pratica a rotação de culturas e a cobertura dos canteiros com plástico branco na produção de hortaliças, enquanto Cleomar utiliza plantas de cobertura do solo na produção de uva orgânica com cobertura plástica. Viviane e Cleomar destacam que essas técnicas são importantes para reduzirem doenças nas plantas e ajudam no controle de plantas concorrentes. Os agricultores consideram que a saúde começa pela ingestão do alimento, portanto, é importante que não contenha veneno. Viviane e Cleomar possuem certificação orgânica e comercializam os alimentos nos finais de semana em Porto Alegre, relata o professor Luís Fernando.