Início do conteúdo

Formação Pedagógica abordou a Curricularização da Extensão


Na quarta-feira, dia 14, às 14h, foi realizada mais uma atividade da programação de Formação Pedagógica permanente organizada pelo Diretoria de Ensino do Campus Bento Gonçalves.

O evento contou com a participação da Pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, da Pró-reitora Adjunta de Ensino, Larissa Brandelli Bucco, e da Diretora de Ensino da Pró-reitoria (Proen), Priscila de Lima Verdum, que abordaram o tema da Curricularização da Extensão.

Promovido pelas Diretorias de Extensão e de Ensino do Campus, o encontro teve como público docentes e técnicos-administrativos em educação. A conversa iniciou com a explanação da Pró-reitora de Extensão contextualizando o que é Extensão e apresentando a linha do tempo da Extensão no Brasil, desde quando começou a se falar em Extensão, a sua inserção nas Universidades, a criação dos Fóruns de Discussão sobre o tema, a sua inserção no Plano Nacional de Educação até os dias atuais.

Em seguida, as representantes da Proen falaram do processo de  construção das Resoluções Internas e pontuaram algumas informações sobre como está prevista a inserção da Extensão nos currículos dos cursos e como deverá ser feita a revisão dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e encaminhamento à Proen. O Grupo de Trabalho (GT) que trabalhou nas Resoluções está ainda trabalhando na elaboração de uma Instrução Normativa que irá melhor orientar o processo, informaram. Após a explanação houve um momento para esclarecimento de dúvidas dos participantes.

A Diretora de Extensão do Campus, Raquel Fronza Scotton, considera que “esta conversa sobre a curricularização da extensão é fundamental para que todos entendam melhor no que consiste a Extensão e possam assim pensar de que forma ela pode ser inserida nos currículos dos cursos. Estamos iniciando as discussões de revisão dos PPCs de vários cursos no Campus, sendo esta fala de extrema importância para nortear uma parte deste trabalho”.

No mesmo sentido, o Diretor de Ensino, Tiago Martins da Silva Goulart, considerou “que a ocasião foi muito produtiva e esclarecedora, na medida em que permitiu a um grande número de colegas conhecer melhor a proposta de curricularização da extensão e sanar eventuais dúvidas, qualificando assim a reflexão necessária a todos”.

 

Fim do conteúdo