Início do conteúdo

Campus promove “Intercâmbio Linguístico On-line”


O IFRS Campus Bento Gonçalves, em parceria com a Washington and Lee University, convida toda a comunidade interna e externa para participar do projeto “Intercâmbio Linguístico On-line“, o qual busca promover a compreensão sociocultural entre diversos países e contribuir para a aprendizagem de idiomas a partir de uma perspectiva de educação linguística crítica e cidadã. Ao longo do curso, as/os alunas/os terão a oportunidade de interagir sincronamente de forma on-line, realizando tarefas que permitam o desenvolvimento de variadas habilidades comunicativas em diversos idiomas.

O projeto será ofertado, inicialmente, para uma turma contemplando até 60 participantes, os quais, no ato da inscrição, informarão os idiomas que já sabem com fluência e os que gostariam de aprender. Com as inscrições em mãos, a equipe do projeto organizará duplas ou trios entre os/as inscritos/as juntando quem quer aprender inglês e sabe falar português, por exemplo, com quem sabe falar inglês e deseja aprender e/ou praticar português. Depois de formadas as duplas ou trios, de maio a novembro de 2023, os/as alunos/as se engajarão em, no mínimo, 28 horas de conversas não-roteirizadas, sendo 14 horas em cada idioma nativo ou fluente de cada estudante. Assim, os/as alunos/as são responsáveis por delimitar os tópicos das discussões e os conteúdos que estudarão conjuntamente. Uma lista de tópicos será oferecida como recurso opcional para auxiliar os/as participantes.

Os/As alunos/as, em suas duplas ou grupos, serão responsáveis por estabelecer um horário para o encontro semanal. Os/as coordenadores/as e bolsistas do projeto serão responsáveis por acompanhar a participação efetiva dos/as alunos/as. Os/As inscritos/as se comunicarão através do aplicativo WhatsApp em um grupo coletivo que será mediado pelos/as coordenadores/as e bolsistas. Os/As alunos/as se encontrarão de forma remota semanalmente, através da plataforma Google Meet, para se engajar em discussões relacionadas a aspectos sociais, culturais, históricos etc. de ambos os países que estejam dentro do seu escopo de interesses. As atividades síncronas serão moderadas pelos/as tutores/as do curso.

As inscrições, que serão realizadas por meio deste link, vão de 17/04/23 até 30/04/23 e serão confirmadas pelo e-mail informado no formulário de inscrição no dia 03/05/23. Quem tiver sua inscrição confirmada deverá participar de uma aula inaugural on-line às 19h, do dia 05/05/23. O link dessa aula inaugural será informado por e-mail.

Em caso de dúvidas, contate o e-mail [email protected].

Acompanhe as novidades do projeto no Instagram: @intercambio.linguistico

(Texto elaborado pela professora Minéia Frezza e adaptado pela professora Amelia Biesek Lovatto)

Fim do conteúdo