1º Encontro de Profissionais da Educação

Começa hoje o curso  promovido pela coordenação de Licenciatura em Pedagogia: 1º Encontro de Profissionais da Educação: desafios e possibilidades da Gestão Escolar, no Campus Bento Gonçalves do IFRS. O evento será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro de 2018.

O coordenador do curso, professor Henri Luiz Fuchs, explica que a gestão escolar é uma área fundamental para o processo educativo à medida que articula o trabalho docente e cria espaços democráticos de participação e aprendizagem. A partir do trabalho realizado pela direção e coordenação pedagógica, a comunidade escolar participa do processo educativo, contribuindo para o aperfeiçoamento de metodologias participativas e da gestão dos recursos pedagógicos e financeiros. A formação continuada de gestores educacionais é um desafio constante para os sistemas e redes de ensino diante das transformações tecnológicas e sociais.

O evento busca ser um espaço de reflexão sobre as práticas de gestão escolar, com ênfase na gestão pedagógica por meio de atividades que favoreçam a reflexão docente, a formação continuada e a troca de experiências. O encontro terá, no dia 7, relatos de experiências de gestão em contexto de escola de gestão pública municipal, estadual e privada.

Nesse painel será refletido sobre os êxitos, possibilidades e desafios da gestão e coordenação pedagógica para uma educação do século XXI, em contextos multiculturais, inclusivos e democráticos.

Através de oficinas e espaços pedagógicos coordenados por docentes e discentes do curso de Pedagogia vinculados ao componente curricular Estágio III – Gestão Escolar, serão oportunizados espaços de socialização e construção de referenciais teórico-práticos de gestão pedagógica baseada em metodologias ativas e democráticas. As oficinas, no dia 8, serão realizadas em dois momentos. Às 8h: legislação da educação, organização da sala de educação infantil, oficinas de apoio pedagógico, educação não-formal.

Às 10h: gestão democrática, brinquedoteca e círculos de paz. Cada pessoa interessada poderá se inscrever em duas oficinas, uma, às 8h e outra, às 10h.

O evento é destinado aos profissionais da educação que atuam em contextos educativos,formais e não-formais da região de abrangência do curso de Pedagogia do IFRS.

Será fornecido certificado de participação.

As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas por meio eletrônico, no seguinte endereço: goo.gl/36wybV